A chefe da Inglaterra, Sarina Wiegman, espera que o impacto do Euro 2025 das leoas triunfe reverbera em todo o mundo.
Três verões atrás, teria sido impossível imaginar uma meta mais significativa do que a marcada pela substituta Chloe Kelly em Wembley para demitir a Inglaterra até seu primeiro grande troféu.
Mas Kelly chegou novamente quando contou mais, com enfaticamente a penalidade vencedora em Basileia, quando a Inglaterra completou sua terceira vitória consecutiva para defender esse título com um triunfo por 3-1 sobre os campeões mundiais da Espanha.
“Espero que isso aumente ainda mais o jogo das mulheres, não apenas na Inglaterra, mas além”, disse Wiegman, que garantiu um hat-trick de troféus europeus depois de liderar a Holanda à Glória em 2017, seguida pelas vitórias consecutivas das leoas.
“Como experimentei esse torneio é que o nível subiu novamente, a intensidade dos jogos passou pelo telhado. Foi o que vimos.
“Vimos isso nos jogos, mas também nos dados que temos. Acho que esse torneio quebrou todos os registros novamente e isso é ótimo, e espero que isso aumente o jogo feminino em todos os lugares.
“Eu realmente não sei o que esperar agora na Inglaterra, acho que vai aumentar novamente.”
A edição da Suíça estabeleceu um novo recorde para os euros mais atendidos com 657.291 fãs através dos portões-de fato, uma das críticas à seleção de anfitriões durante este torneio foi que o jogo feminino talvez já tivesse superado sua privação de Stadia.
A final foi o momento de televisão mais assistido de 2025 em todas as emissoras de TV do Reino Unido, atraindo uma audiência ao vivo de 12,2 milhões.
Wiegman disse que estava “ansioso” para comemorar sua conquista-um primeiro troféu para um time de futebol da Inglaterra em solo estrangeiro-na terça-feira de volta a Londres, onde estão planejados um desfile de ônibus e celebração em frente ao Palácio de Buckingham.
Depois de reservar seu lugar na final de domingo, onde a Inglaterra vingou sua perda para a Espanha no confronto da Copa do Mundo de 2023, Wiegman disse que sentia que estava em um filme.
E ela e ainda não conseguiam acreditar no final que eles escreveram em Basileia, exclamando: “Como isso pode acontecer? Mas aconteceu!”
Kelly conquistou o vencedor do prolongamento contra a Itália na semifinal, enquanto foi necessário outro tiroteio contra a Suécia nas quartas de final para reservar seu lugar nos últimos quatro-depois que a estreia de major de 19 anos, Michelle Agyemang, marcou os equalizadores vitais de fora do banco em ambos os concursos.
O atacante do atacante do Arsenal, Mariona Caldentey, de 25 minutos, no domingo, garantiu que a Inglaterra precisaria escrever um três quileiros para sua incrível série de retornos.
Alessia Russo desenhou o nível dos lados após o intervalo, forçando o tiroteio quando o impasse por 1 a 1 permaneceu intacto após o prolongamento.
Duas defesas da Miss de Jogadora do Matador de Hannah e Salma Paralluelo preparou o terreno para Kelly, que pegou o canto superior esquerdo e sublinhou seu nome nos livros de história da Inglaterra.
Foi, admitido Wiegman, “o torneio mais caótico e ridículo que tocamos”.
Os jogadores de Wiegman elogiaram os discursos perfeitos de seu gerente ao longo desta campanha.
No domingo, ela revelou: “Pouco antes de entrarmos em campo, eu apenas disse – não posso usar todas as palavras que eu disse, acho – mas a mensagem principal foi ‘Aproveite’.
“Temos tão longe agora neste torneio, acho que criamos algo novamente juntos. Esses são os momentos que você sonha, alguns nem sonhavam porque não era possível quando eram crianças pequenas.
“Então vá lá, aproveite e jogue seu melhor jogo.”