Luke Littler se escondeu de um enorme buraco para permanecer vivo no mundo, com uma vitória tensa por 13 a 11 sobre Jermaine Wattimena.
Littler ficou em 4-0 e 7-2 para trás, mas voltou a uma vantagem de 8 a 7, a partida depois foi para um desempate antes que o adolescente chegasse às quartas de final.
Littler olhou em forma ameaçadora com sua vitória esmagadora de 10-2 sobre Ryan Searle no domingo, mas as mesas foram viradas no início.
Wattimena significou negócios e invadiu uma vantagem de 4-0 que deixou as cabeças girando nos jardins de inverno.
Littler pegou os dois seguintes, mas foi apenas um alívio temporário, pois Wattimena redescobriu seu ritmo, fazendo 7-2 com parte consecutiva dos anos 180 de 11 Darter.
Quando Littler puxou a perna seguinte, gesticulou para a multidão, apontando para a estrela do campeão mundial em sua camisa, pois indicava que ainda não estava pronto para ir para casa.
E ele então começou a mostrá -lo quando ganhou seis pernas na rotação, a pressão claramente chegando a Wattimena quando seu posto anterior desapareceu.
O holandês se recuperou para o nível 8-8 e depois puniu uma falta de 9-9, quando o concurso se distância.
Como foi para pernas extras, ambos os jogadores estavam perdendo seus lances antes de Littler conseguir o D10 que ele precisava para terminar a luta.
“Quando apontei para a estrela da minha camisa, sou campeão do mundo por um motivo, encontro essas engrenagens quando preciso”, disse Littler no Sky Sports.
“Não senti pressão assim desde a primeira rodada do campeonato mundial. Fiquei um pouco nervoso e está no meu terceiro jogo aqui, ganhei dois deles.
“Quero voltar ao palco e agora não posso esperar para estar nas quartas de final”.
Gerwyn Price já invadiu uma derrota de 11-3 de Chris Dobey.
Price deixou Dobey com pouca chance, com média de 108,73 e atingindo oito anos 180 em uma apresentação destacada por um final de 146 que o colocou em 3-0.
“Foi fantástico”, disse o galês. “Na parte do meio do jogo, senti que não podia perder. Coloco Chris sob muita pressão. Acho que ele ainda jogou decente em patches.
“Acho que estávamos voando e eu o estava apenas colocando -o em algumas pernas, provavelmente desanimou um pouco. É um bom jogo para mim.”
O ex-campeão do Reino Unido, Andrew Gilding, chegou aos oito últimos com uma vitória de 11-5 sobre Dirk Van Duijvenbode.
Na partida final, Josh Rock largou Michael Van Gerwen por 13 a 11, após um final dramático.
Van Gerwen olhou para o caminho para atravessar quando se mudou para uma vantagem de 9 a 6 antes de Rock voltar para levar quatro pernas consecutivas para levar, depois mantendo o holandês no Arm’s para chegar às quartas de final.
Falando à Sky Sports, Rock disse: “Não sei o que estava acontecendo, mas entrei no jogo no final.
“Um dos mais dramáticos, meu coração estava bombeando durante todo o jogo. O estresse finalmente se foi. Que jogo foi.”