Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

Marcus Rashford faz estréia no Barcelona durante a vitória amigável no Japão

Seu apoio nos ajuda a contar a históriaDos direitos reprodutivos às mudanças climáticas à grande tecnologia, o Independent está no terreno quando a história...

Lauren James Limpe

HomeEsportesAitana Bonmati revela o erro da Inglaterra e a qualidade para definir...

Aitana Bonmati revela o erro da Inglaterra e a qualidade para definir a final do Euro 2025

No Euro 2025, Aitana Bonmati já demonstrou sua capacidade de ser paciente e esperar que as lacunas se abra. Aqui, porém, o melhor jogador do mundo está sentado na frente de um quadro de táticas, empurrando marcadores por um Subbuteo arremessar e explicar como a Espanha derrotou a Inglaterra para vencer a final da Copa do Mundo de 2023.

Em todo o esporte, e certamente no futebol, é raro encontrar exemplos dos melhores do mundo, articulando calmamente os pequenos momentos que separam seu gênio do resto. Mas Bonmati é uma exceção em muitos aspectos e, aos 27 anos, a consciência do espaço do meio e sua capacidade de explorar é o que define seu talento geracional.

A Inglaterra já tem um exemplo doloroso de como a leitura do jogo de Bonmati provou ser a diferença em uma final de pequenas margens; O gol de Olga Carmona conquistou a Espanha sua primeira Copa do Mundo há dois anos, mas foi o Trap Bonmati estabelecido para Lucy Bronze que desencadeou o contra-ataque. A inteligência de Bonmati para fechar o campo e bloquear o passe para Ella Toone criou a rotatividade crítica de que a Inglaterra estará vingando em Basileia no domingo.

Se a Espanha precisar de outro momento decisivo, provavelmente virá da visão e da mente do seu n ° 6, que passou de passar quatro dias em um hospital de Madri para a final do Euro 2025 no espaço de quatro semanas. Não é por acaso que Bonmati apontou para a cabeça dela depois de parecer desafiar a física com o objetivo que enviou a Espanha até a final.

Como Barcelona e Espanha lideraram o caminho, Bonmati emergiu como sua principal estrela. Ela incorporou a habilidade que fluiu pelas duas melhores equipes do mundo, bem como sua determinação de deixar o jogo em um lugar melhor. É uma qualidade que ela herdou desde o nascimento. Quando Bonmati venceu seu primeiro Ballon d’Or após o triunfo da Copa do Mundo da Espanha, ela agradeceu aos pais pela “luta e resiliência no meu sangue” – eles eram professores de línguas e cultura catalã, além de socialistas e ativistas pela independência catalão.

Seus pais, Rosa Bonmatí Guidonet e Vicent Conca I Ferrré, também lutaram para mudar uma lei espanhola que afirmava que as crianças tiveram que levar o nome do pai primeiro e o nome de sua mãe. Dois anos após o nascimento de Bonmati, eles venceram. Como é, ela pega seu primeiro sobrenome, Bonmati, de sua mãe, e seu segundo sobrenome, Conca, de seu pai, e foi um dos primeiros filhos na Espanha a ter seus sobrenomes nessa ordem.

Havia uma sensação de Deja Vu no campo espanhol quando Bonmati foi internado no hospital com meningite viral na semana anterior aos euros, tendo perdido o amistoso contra o Japão. Chegou três anos depois de Alexia Putellas, depois o Ballon d’Or Holder, sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior no treinamento na véspera do Euro 2022, forçando -a a perder completamente o torneio. O choque, porém, se despertou quando Bonmati postou uma atualização positiva do hospital e foi dispensada mais tarde, mas ela ainda começou a Espanha os dois primeiros jogos do torneio no banco e com algumas dúvidas sobre sua forma física.

Bonmati prospera em pequenos espaços graças à sua visão e controle próximo

Bonmati prospera em pequenos espaços graças à sua visão e controle próximo (Getty Images)
Bonmati aponta para a cabeça depois de marcar o vencedor da Espanha contra a Alemanha

Bonmati aponta para a cabeça depois de marcar o vencedor da Espanha contra a Alemanha (Getty Images)

Em seu lugar, havia a história romântica de Putellas voltando ao seu melhor, com o tempo perdido com três gols e quatro assistências durante a fase de grupos, enquanto a Espanha cruzava as quartas de final. Ao lado dela, também houve o retorno triunfante de Patri Guijarro, que ficou fora da última Copa do Mundo em protesto contra condições desiguais e se sacrificou quando a Espanha desafiou sua própria federação para reivindicar uma vitória histórica. Guijarro retomou seu papel integral na base do meio -campo da Espanha, aumentando seu controle com sua presença calma e forte.

Mas eles podem não estar na final se não fosse para Bonmati. Depois de começar no jogo final da Espanha, uma vitória por 3-1 sobre a Itália, quando o treinador Montse Tome fez várias mudanças ao seu lado, Bonmati se intensificou nas fases eliminatórias e quando foi necessário um momento de inspiração. Nas quartas de final, havia seu filme de salto nas costas na beira da área para liberar Atenea del Castillo para a avanço da Espanha contra a Suíça. Então, nas meias-finais, Bonmati dividiu a lacuna estreita entre Ann-Katrin Berger e seu post próximo para enviar a Espanha.

Depois, Bonmati revelou como a Espanha havia estudado o posicionamento de Berger e viu que o goleiro tinha a tendência de sair do post da frente em antecipação ao puxador. Bonmati precisava apenas de um segundo para reconhecer a situação que se desenrola na frente dela, enquanto ela deixava a bola correr pelas pernas e se aproximar da caixa; Por outro lado, com Rebecca Knaak já se comprometeu a mergulhar, Bonmati nem precisou olhar para saber onde a lacuna havia aberto.

E como a Inglaterra já descobriu o custo deles, se houver espaço, Bonmati o encontrará.