Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeDestaquesO que os novos 'relógios' da idade biológica dizem sobre a longevidade,...

O que os novos ‘relógios’ da idade biológica dizem sobre a longevidade, de acordo com Eric Topol

Quantos anos você tem realmente? A contagem de aniversários pode ser uma contagem comum, mas sua “idade” não é determinada apenas pelo tempo. Novas pesquisas mostram cada vez mais a importância de considerar a idade cronológica como algo muito diferente da idade biológica – em que o corpo e suas células, tecidos e órgãos têm “relógios” separados que podem marcar em velocidades diferentes.

“Acho que calcular a idade biológica é essencial para os avanços que fizemos na ciência do envelhecimento”, diz Eric Topol, cardiologista e professor de genômica da Scripps Research na Califórnia. “É uma maneira de dizer se uma pessoa, órgão ou qualquer unidade biológica está em ritmo de envelhecimento – se for normal, anormal ou sobrenatural.”

Em seu novo livro Super Agers: uma abordagem baseada em evidências para a longevidadeAssim, O Topol investiga o recente aumento no interesse público no envelhecimento biológico e na busca acelerada de refinar maneiras de medi -lo – dando uma imagem mais precisa das perspectivas de longevidade de uma pessoa e de possíveis doenças que podem ser evitadas ou tratadas com antecedência. Scientific American Conversei com o Topol sobre as pesquisas mais recentes sobre envelhecimento biológico, fatores que podem acelerar ou diminuir a velocidade e o que isso pode nos dizer sobre nossa saúde.


Sobre apoiar o jornalismo científico

Se você está gostando deste artigo, considere apoiar nosso jornalismo premiado por assinando. Ao comprar uma assinatura, você está ajudando a garantir o futuro das histórias impactantes sobre as descobertas e idéias que moldam nosso mundo hoje.


(Uma transcrição editada da entrevista segue.)

Como a idade biológica é determinada e como a pesquisa evoluiu?

O início real desta pesquisa começou mais de uma década atrás pelo geneticista Steven Horvath com seu “relógio” (teste), com o qual, basicamente usando a saliva, você pode olhar para marcadores genéticos específicos em um genoma e prever a idade biológica de uma pessoa. Seu relógio é realmente conhecido como um relógio epigenético ou relógio de metilação. À medida que as pessoas envelhecem, o DNA muda e fica metilado – isso é quando um grupo metil (molécula) se liga a nucleotídeos específicos do DNA. Eu meio que comparado com o corpo enferrujando. Basicamente, você está recebendo marcas em partes específicas do genoma que rastreiam com o envelhecimento em humanos e todas as outras espécies de mamíferos.

No teste inicial de Horvath, claramente houve uma detecção de ambos o alinhamento com a idade real da pessoa, ou idade cronológica – e quando ela Não combinando. Em outras palavras, se a era biológica de uma pessoa foi desativada em alguns anos da sua idade real, você se perguntaria por que isso é.

Então, o que é proliferado nos mais de 10 anos desde então foram todos esses outros relógios: relógios de proteína, relógios de RNA, relógios do sistema imunológico – você o chama. Usando proteínas plasmáticas de uma amostra de sangue, também podemos relógios órgãos – seja o coração, cérebro, fígado ou rim. Então, vimos apenas enormes avanços nesses relógios e eles continuam sendo refinados com recursos adicionais. Há uma corrida para obter os melhores relógios para prever a sobrevivência.

O que os testes de idade biológica podem nos dizer clinicamente?

Podemos detectar em um indivíduo se algo não estiver certo em diferentes níveis. Por exemplo, se sua idade biológica for cinco anos mais velha que sua idade real, existe um órgão que pode estar ligado a isso? Em seguida, você pode usar esses relógios para ver se o estilo de vida, a prevenção ou o tratamento podem desacelerar o ritmo do envelhecimento e alinhá -lo com sua idade real.

A pergunta é: quando os médicos realmente começarão a usá -los? A comunidade médica é muito difícil de mudar. Portanto, ainda não aconteceu, mas acredito que eventualmente. Os testes também são disponibilizados por empresas comerciais, mas podem ser muito caras. Você pode executar um teste epigenético de uma maneira muito simples por US $ 10 ou US $ 20, enquanto algumas dessas empresas estão cobrando US $ 200.

Não vi suas publicações para poder dizer com confiança que estão fazendo as coisas certas, e a falta de padrões de uma empresa para a próxima é desconcertante. Eles não querem chocar (clientes dizendo a eles) que são 10 anos mais velhos que sua verdadeira idade cronológica. Eventualmente, acredito que teremos relógios epigenéticos de alta fidelidade, sem motivação para um provedor impedir as coisas se os dados de uma pessoa forem muito ruins.

Por que alguém pode envelhecer biologicamente “mais rápido” ou “mais lento” do que a idade real?

Se você tivesse que escolher um mecanismo por trás de a idade biológica e a idade cronológica estão desalinhadas, provavelmente seria porque existem alguns genes que são protetores ou ligados ao envelhecimento acelerado – mas essa é uma parte tão pequena da história. Outra causa raiz parece ser que nosso sistema imunológico fica mais fraco e menos funcional à medida que envelhecemos. Na pessoa comum, isso começa em torno de 55 a 60 anos. Ele diminui seu nível de proteção ou fica desregulado – da pista – e pode ter uma resposta hiperativa e desagradável. Agora, quando você acontecer, você começa a ver a inflamação nos órgãos, como nas artérias do coração ou do cérebro – é o que chamo de “inflamação”.

Obviamente, nosso estilo de vida também tem um grande impacto – comer uma dieta realmente saudável que não é pró -inflamatória e não tem muitos alimentos ultraproprocessados ou carne vermelha. A boa saúde do sono ajuda a reduzir a inflamação. Só há uma coisa que se mostrou definitivamente para retardar o processo de envelhecimento epigenético, e isso é exercício. Eu acho que esses relógios serão incentivos muito bons para as pessoas adotarem um estilo de vida saudável. Não podemos fazer com que todos façam todas essas coisas que sabemos ajudá -las, mas se elas obtiverem seus próprios dados e verem algo fora do caminho, a esperança é que eles (mudassem seu estilo de vida). Obviamente, essa é apenas uma das maneiras de prevenir doenças. Há também medicamentos e outros tratamentos.

Quais fatores ambientais também são importantes a considerar?

Temos todos os tipos de desertos alimentares nos EUA, temos poluição do ar e acumulação não mitigada no ar e na água dos microplásticos e nanoplásticos, que entram em todas as partes do nosso corpo e induzem inflamação. E também temos produtos químicos para sempre que são difundidos. Tudo isso tem um fator de estilo de vida, saúde e envelhecimento.

Vamos falar mais sobre “inflamação”. Sabemos que alguma inflamação pode ser boa para o corpo combater infecções, por exemplo, mas muito pode ser ruim. Como a inflamação crônica potencialmente acelera o envelhecimento?

Inflamação e envelhecimento estão tão fortemente entrelaçados. O sistema imunológico é realmente o motorista para o bem (quando ataca patógenos) e, por mal, quando promove muita inflamação em paredes de artérias ou no cérebro. Isso é doença cardíaca e doenças neurodegenerativas, respectivamente. Mas o que é tão emocionante é que podemos discar ou descer o sistema imunológico agora. Por exemplo, ((houve) experimentos naturais e surpreendentes com as vacinas das telhas, que reduzem a demência e a doença de Alzheimer de 20 a 25 %. Então, como isso funciona? Bem, (a vacina) amplia o sistema imunológico em pessoas e adultos mais velhos. Essa será a coisa crítica no uso dessas métricas: ampliar o sistema imunológico e a inflamação para manter intacto o sistema imunológico das pessoas e interromper quando começar a ficar de pé. Esse é o futuro. No último capítulo do livro, apresentei o primeiro corte do meu “imunome” – um ensaio de todo vírus e patógeno que fui exposto, todo anticorpo que tenho. Mas isso está apenas arranhando a superfície.

O relógio do sistema imunológico pode se tornar o mais útil de todos; Se eu pudesse escolher um, é isso que eu gostaria. Mas o sistema imunológico é muito complexo. Talvez não tenhamos que fazer uma avaliação sistemática e abrangente de nosso imunomo (que incluiria a verificação dos títulos de anticorpos e) células B, células B, células T e interferons. Se pudermos usar apenas um grupo de proteínas plasmáticas, isso seria fantástico. Isso ainda está para ser visto. Há um projeto imunome humano apenas começar a tentar comparar coisas como as proteínas com as maneiras muito mais sofisticadas e caras de obter a saúde de um sistema imunológico.

Quais são as desvantagens da desaceleração do envelhecimento biológico ou prolongando a vida útil?

Nos sentimos muito bem se tivermos 85 anos. Claro, se você tiver até 98 anos, você está realmente indo bem. Eu acho que vamos ter muito mais super ágistas. Mas isso não vai contornar o fato de que, eventualmente, eles desenvolverão alguns problemas – um dos quatro grandes ou outras condições. Pode ser que você obtenha uma infecção porque seu sistema imunológico é muito fraco. Ou pode ser que você quebre o quadril porque sua densidade óssea é muito baixa e você acaba com um embolia pulmonar (um coágulo que bloqueia o fluxo sanguíneo para os pulmões).

Eventualmente, você morre, e você pode ter uma doença crônica entre esse ponto de extensão de saúde prolongada e quando morre. Não quero dar sentido por aí que os supergers não verão problemas nos últimos estágios de suas vidas. Mas o ponto é que vamos estender a extensão da saúde-vida de alta qualidade sem Essas grandes doenças relacionadas à idade-o máximo que pudermos antes de entrar na crise de um arco de saúde.