A cúpula escaldante agarra o leste dos EUA, sem alívio à vista
Dezenas de milhões de pessoas já estão sob alertas de calor, e o pior ainda está por vir

Previsão de Hestisk para 28 de julho de 2025. O Heatrisk do NWS é um índice experimental baseado em cores que fornece um risco previsto de impactos relacionados ao calor por um período de 24 horas.
Serviço Nacional de Meteorologia/NOAA
Uma cúpula de calor remanescente sobre a metade oriental dos EUA está colocando dezenas de milhões de pessoas em condições sufocantes, com o pior ainda por vir.
Em 25 de julho, a costa leste está suportando o peso do calor, com mais de 80 milhões de pessoas com risco maior ou extremo de efeitos de calor, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, uma filial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. E à medida que os próximos dias se desenrolam, o sudeste dos EUA verá vários dias de calor potencialmente recorde, com quase 150 milhões de pessoas-quase metade da população do país-por risco maior ou extremo de efeitos de calor em 28 de julho.
“Mesmo que seja o verão, isso é bastante notável”, disse Bryan Jackson, meteorologista do NWS Weather Prediction Center em College Park, Maryland, em entrevista à Scientific American no início desta semana.
Sobre apoiar o jornalismo científico
Se você está gostando deste artigo, considere apoiar nosso jornalismo premiado por assinando. Ao comprar uma assinatura, você está ajudando a garantir o futuro das histórias impactantes sobre as descobertas e idéias que moldam nosso mundo hoje.
Leia mais: O calor é mais do que apenas temperatura – aqui está como medimos
As cúpulas de calor ocorrem quando uma massa de alta pressão de armadilhas de ar é o calor. “Essencialmente, é um limite para a atmosfera que normalmente leva a temperaturas mais quentes, mas também leva a dias mais ensolarados e menos chances de precipitação”, diz Zack Taylor, também um meteorologista do Centro de Previsão do Clima do NWS.
Para as pessoas sob a influência sufocante de uma cúpula de calor, o padrão climático pode ser terrivelmente tedioso de suportar, disse Jackson à Jackson Scientific American. “As cúpulas de calor geralmente demoram a se formar e se dissiparem”, disse ele.
O evento atual terá vida há muito tempo, mesmo para uma cúpula de calor. Embora o sistema aumente brevemente as temperaturas ao longo da costa leste em 25 de julho, ele se estabelecerá sobre o sudeste e crescerá, com condições de calor potencialmente recorde que se espera continuar até 31 de julho.
A tendência do sudeste de alta umidade nesta época do ano tradicionalmente mantém as temperaturas do ar um pouco mais baixas, acrescenta Taylor, reduzindo a frequência de dias de 100 graus-fahrenheit (38 graus-celsius). Mas isso pode não ser verdade nesta semana: nos próximos dias, cidades como Columbia, SC e Tallahassee, na Flórida, podem amarrar ou quebrar as temperaturas diárias recordes nos 100s baixos F. e a alta umidade significará que as temperaturas não podem cair muito da noite para o dia, oferecendo às pessoas pouca reputação das condições perigosas.
No geral, grandes partes da população dos EUA terão dificuldades com o calor nos próximos dias. O mapa Heatrisk do Serviço Nacional de Meteorologia inclui cinco categorias de risco, de pouco ou nada ao extremo, que descreve como “calor raro e/ou extremo de longa duração, sem alívio noturno”. Mais de 24 milhões de pessoas experimentarão essas condições nos dias 28 e 30 de julho, com mais de 30 milhões de pessoas enfrentando risco extremo de calor em 29 de julho. Além disso, mais de 100 milhões de pessoas enfrentarão grandes riscos de calor nos 28 e 29 de julho.
O calor pode ser mortal: em 2023, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças relataram 2.325 mortes como relacionadas ao calor-mais do que o dobro do número em 1999, de acordo com um estudo publicado no ano passado. E, à medida que as mudanças climáticas continuam a se desenrolar, as condições de calor perigosas se tornarão cada vez mais prevalentes.
Se você mora em uma área afetada, confira nossas dicas apoiadas pela ciência para permanecer saudável em calor extremo e manter sua casa fresca.