
A vista do Grand Canyon Lodge reconstruído, o único hotel da borda norte do canyon. Foi destruído em um incêndio no fim de semana, quase um século após o original queimado.
Serviço Nacional de Parques
ocultar a legenda
Alternar a legenda
Serviço Nacional de Parques
Um incêndio furioso destruiu dezenas de estruturas no Parque Nacional Grand Canyon, incluindo uma amada Looding Historic que já foi reconstruída uma vez depois de queimar quase um século atrás.
Por décadas, o Grand Canyon Lodge foi o único hotel dentro da margem norte, uma parte mais isolada do parque com elevação mais alta e menos visitantes.
O complexo da loja consistia em um edifício principal e 114 cabines independentes empoleiradas a cerca de 8.000 pés com vista para o canyon. O alojamento foi um dos pontos turísticos mais notáveis que os visitantes veriam ao chegar ao final da estrada principal do North Rim, recebendo gerações de viajantes e funcionários.
Mas as autoridades confirmaram no domingo que foi destruído no Dragon Bravo Wildfire, um dos dois incêndios florestais que está em andamento na orla norte ou perto da North desde o início de julho.

O Serviço Nacional de Parques diz que o incêndio “extremo e volátil” cresceu 500 acres na noite de sábado, destruindo cerca de 50 a 80 estruturas, incluindo as instalações do alojamento, cabines e visitantes. Nenhuma lesão foi relatada.
“Agradecemos que todos os nossos funcionários e convidados tenham sido evacuados com segurança e ingressamos no Serviço Nacional de Parques em luto pela perda dessas estruturas icônicas e amadas”, disse Aramark, empresa que opera o hotel.

Uma foto sem data da entrada da frente do Grand Canyon Lodge, com seu teto inclinado, enormes vigas de ponderosa e fachada maciça de calcário.
Michael Quinn/Ap
ocultar a legenda
Alternar a legenda
Michael Quinn/Ap
A governadora do Arizona, Katie Hobbs, disse que ficou “incrivelmente triste” com a destruição do alojamento e está pedindo uma investigação sobre o manuseio do governo do governo federal, iniciado por um raio em 4 de julho.
O pessoal do parque diz que a borda norte permanecerá fechada pelo resto da temporada de 2025, que vai até meados de outubro.
Enquanto isso, moradores e visitantes estão de luto pela perda do alojamento, que foi designada como um marco histórico nacional e listado no Registro Nacional de Lugares Históricos.
Poderia ser reconstruído de novo? Aqui está o que aconteceu pela primeira vez.
Uma história de construção e reconstrução

Os funcionários cantam enquanto os hóspedes deixam o Grand Canyon Lodge em julho de 1930, dois anos antes que o prédio original seja queimado.
NPS, Serviço de Grant/Parque Nacional
ocultar a legenda
Alternar a legenda
NPS, Serviço de Grant/Parque Nacional
O primeiro Grand Canyon Lodge foi construído no final da década de 1920 para a Union Pacific Railroad e sua subsidiária, a Utah Parks Company, que investiu milhões de dólares na criação de instalações turísticas na North Rim menos desenvolvida, de acordo com a Grand Canyon Conservancy.
O arquiteto Gilbert Stanley Underwood imaginou um alojamento de peça central em estilo espanhol construído com calcário nativo e madeira de pinheiro para parecer que se levantou dos penhascos rochosos do canyon. Ele abraçou aquelas vistas com características como um lounge entre vidro, varanda superior voltada para o canyon e torre de observação. E estava cercado por cabines rústicas, espalhadas organicamente por toda a paisagem montanhosa.
O hotel foi inaugurado ao público em 1928.
“Mas, infelizmente, esse alojamento só existia por quatro anos, porque em 1932, um muito cedo, um incêndio eclodiu na cozinha e o alojamento foi queimado”, diz Davy Crockett, vice -presidente da Grand Canyon Historical Society.

O fogo destruiu o alojamento e duas cabines. Ninguém ficou ferido, e um grupo de quase 100 bombeiros e bombeiros voluntários ajudou a controlar o incêndio, de acordo com a cobertura do jornal local.
A Companhia de Parques Utah começou a reconstruir. Mas a Grande Depressão – e uma série de outros incidentes – fizeram progresso lento.
Crockett diz que um alojamento temporário que abrigava trabalhadores da construção também queimou em setembro de 1936, embora a causa exata desse incêndio seja desconhecida. Então, naquele inverno, uma tempestade de neve histórica – e um flutuador quebrado – deixaram cerca de duas dúzias de trabalhadores presos no local por dois meses, um evento que fez as manchetes nacionais.
À medida que os esforços de resgate falharam e os suprimentos alimentares diminuíram, metade do grupo se encaixava e caminhou pelo Canyon Snowy em segurança. O restante foi resgatado depois que um avião retirou uma peça necessária para um trator que parou a caminho de obtê -los.
“Muitas pessoas colocam suas vidas em risco para reunir esse alojamento”, diz Crockett. “Foi concluído em 1937 e aberto, e tem sido um lugar maravilhoso desde então”.
Um destino por décadas
O alojamento que abriu em 1937 reutilizou o trabalho de pedra original, mas tinha algumas diferenças importantes em relação ao original: tinha telhados mais íngremes para lidar com neve pesada, usava mais pedra do que madeira e carecia de um segundo andar e torre de observação.
Outras características distintas do alojamento principal incluem uma sala de jantar com vistas do Canyon, salão, marquise, auditório e correios. Ele continha muitos artefatos e decoração valiosos, diz Crockett, de louças e móveis históricos a uma estátua de bronze amada chamada Brighty, o Burro.
Embora algumas mudanças tenham sido feitas ao longo dos anos, incluindo banheiros atualizados e terraços acabados de concreto, o prédio mudou muito pouco desde 1937, de acordo com uma história da Universidade Estadual do Arizona. Um formulário de indicação de 1986 para o Registro Nacional de Lugares Históricos chamado Lodge “O desenvolvimento hotelaria rústico mais intacto restante nos parques nacionais da época em que as ferrovias promoveram a construção de ‘resorts de destino'”.
“Os materiais de construção de troncos e pedras, a escala muito humana das cabines, a dispersão topográfica do desenvolvimento, coroadas pelo principal edifício da loja e suas grandes vistas, fazem do alojamento a experiência de visitante rústica que a Railronha da União Pacific pretendia que fosse”, diz ele.

E não foi apenas a propriedade física que tornava o alojamento tão amado.
Crockett diz que as árvores de alta altitude e pinheiros densos do aro norte o tornam uma fuga ideal do calor no verão. Como o único hotel do North Rim, o alojamento recebeu gerações de lua de mel, famílias e funcionários.

Uma cerimônia de “canto” em junho de 1949.
NPS, Eden/National Park Service
ocultar a legenda
Alternar a legenda
NPS, Eden/National Park Service
O hotel era compensado por estudantes universitários que serviam não apenas como garçons, mas artistas, diz Crockett (sua tia era uma delas na década de 1960). Durante décadas, os trabalhadores colocam tradições como shows noturnos de talentos e “cantores”, nos quais se alinhavam do lado de fora para os visitantes que partiriam da serenata.
“E assim foi apenas uma experiência incrível para os turistas que chegaram lá e também para quem trabalhou lá”, diz Crockett.
Um futuro desconhecido
A extensão total do dano ainda não é conhecida como o fogo continua.
O superintendente do Park, Ed Keable, disse no domingo que o Centro de Visitantes, o posto de gasolina, uma estação de tratamento de águas residuais, um prédio administrativo e algumas moradias de funcionários estavam entre as dezenas de estruturas perdidas.
O site do hotel diz que estará em contato com os hóspedes que têm reservas existentes. Crockett se preocupa com os funcionários da Loja, que são fisicamente seguros, mas agora precisam encontrar empregos e moradias para o resto da temporada.

Os parques nacionais e suas comunidades vizinhas já estão sentindo os impactos financeiros e ambientais do financiamento federal e dos cortes de empregos.
Crockett reconhece que o financiamento pode ser um problema, mas espera que o alojamento seja reconstruído.
“Espero que ainda seja um lugar convidativo para ir”, disse ele. “Quero dizer, certamente existem outros lugares bonitos na borda norte que têm vistas do canyon, mas a maioria deles ainda é remota em estradas de terra – então este é o lugar pavimentado onde as pessoas vêm ver o canyon”.