O cronograma de Donald Trump para um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia acelerou, disse o presidente enquanto visitava a Ally Grã -Bretanha na segunda -feira.
“Vou fazer um novo prazo de cerca de 10, 10 ou 12 dias daqui a hoje”, disse Trump em resposta a uma pergunta enquanto estava sentado com o primeiro -ministro britânico, Keir Starmer. “Não há razão para esperar. Não há razão para esperar. São 50 dias. Quero ser generoso, mas simplesmente não vemos nenhum progresso sendo feito.”
Diplomatas russos e ucranianos se reuniram em Istambul na semana passada, concordando com pouco mais do que uma troca de prisioneiros. A Ucrânia propôs uma cúpula até o final de agosto entre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, e o presidente russo, Vladimir Putin, mas a resposta da Rússia foi que essa reunião seria apropriada se fosse assinar um acordo. A reunião foi a terceira negociação em Istambul. Putin não participou de nenhuma das conversas, apesar das exortações de Trump.
Os comentários de Trump nas últimas semanas refletem a mudança contínua de sua postura quase consecutiva. Os diplomatas dos EUA pediram à China que interrompa as exportações de produtos de duplo uso que o Washington diz que contribuem para a base industrial militar da Rússia.
Trump disse que ficou “decepcionado” em Putin na segunda -feira. “Nós pensamos que tínhamos que se estabelecemos várias vezes, e então o presidente Putin sai e começa a lançar foguetes em uma cidade como Kiev e mata muitas pessoas em uma casa de repouso ou o que quer que seja. Você tem corpos deitados por toda a rua, e eu digo que não é assim que fazê -lo. Então, veremos o que acontece com isso”.
Duas semanas atrás, Trump prometeu uma rodada punitiva de novas sanções contra a Rússia se Putin não iniciasse um período de cessar -fogo para negociações. Um acordo para os aliados europeus comprarem bilhões de dólares em armamentos adicionais para a Ucrânia, incluindo os sistemas de defesa de mísseis da Patriot, acompanharam o comunicado de 15 de julho durante uma reunião com o secretário -geral da OTAN, Mark Rutte.
Após a promoção do boletim informativo
Trump recebeu Starmer e o presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em seu campo de golfe Turnberry na Escócia, onde encerrar a guerra na Ucrânia e questões comerciais estão no topo da agenda. Antes de deixar Washington na sexta -feira, Trump disse que estava considerando sanções secundárias contra a Rússia em meio à guerra na Ucrânia.