Três espectadores morreram depois que um carro dirigido por um piloto de 22 anos saiu da estrada durante uma manifestação automática na França no sábado, disseram as autoridades.
A motorista da Peugeot 208 modificada e sua co-pilulada de 51 anos foram levadas para o hospital, mas suas vidas não estavam em perigo, disseram os promotores.
O acidente ocorreu perto da cidade de Ambert, no centro da França, por volta das 11h do sábado.
Dois homens morreram no local e os promotores anunciaram mais tarde que um terceiro homem havia morrido depois de ser transportado pelo hospital.
As vítimas eram dois irmãos, com 70 e 60 anos, e um homem de 44 anos, de acordo com o escritório do promotor público, o que abriu uma investigação sobre homicídio involuntário.
Várias pessoas que testemunharam o acidente estavam em choque e nove pessoas foram levadas para uma unidade de apoio psicológico criado na vila vizinha de Saint-Just.
“Esta é uma tragédia para o mundo das corridas”, disse Jöel Mathurin, um funcionário do governo do Departamento de Puy-de-Dôme.
A estrada no local do acidente é ladeada por campos de milho.
Várias horas após o acidente, pedaços de fragmentos de plástico e vidro eram visíveis perto da cena, de acordo com um jornalista da AFP.
A promotora regional Laure Moisset disse que o impacto foi “muito violento”.
“Hoje, temos três famílias lamentando a perda de entes queridos neste acidente”, disse ela.
Quando perguntado sobre a possibilidade de as vítimas estarem em uma área fechada ao público, Moisset disse que preferia “ser cauteloso”.
“Ainda é um pouco cedo para ser preciso”, acrescentou. “A corrida foi extremamente bem organizada.”
Inicialmente, o prefeito disse que os espectadores atingidos pelo carro estavam em uma área restrita marcada por burocracia, apesar das áreas reservadas para o público ser marcado com fita verde.
Em um breve comunicado após o acidente no sábado, os organizadores da manifestação disseram que a corrida foi interrompida às 10h49.
Todos os espectadores foram convidados a deixar o local e a cerimônia de premiação do evento foi cancelada.
A investigação estava “em seus estágios iniciais”, disse o promotor.
A estrada onde o acidente ocorreu, quase uma linha reta, de acordo com as autoridades, foi fechada.