Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeBrasilOscar Piastri se afasta de Norris para ganhar o Grande Prêmio Belga...

Oscar Piastri se afasta de Norris para ganhar o Grande Prêmio Belga de chuva | Fórmula 1

Oscar Piastri venceu o Grande Prêmio Belga com um passeio dominante em Spa pela McLaren, espancando confortavelmente seu companheiro de equipe Lando Norris no segundo e Charles Leclerc, da Ferrari, em terceiro. Max Verstappen ficou em quarto lugar na Red Bull na primeira corrida da equipe sem o diretor da equipe recentemente rejeitado, Christian Horner, enquanto Lewis Hamilton aproveitou ao máximo as condições mutáveis e úmidas para passar do 18º na grade para terminar em sétimo.

Após um início atrasado de quase uma hora e meia devido a fortes chuvas nas montanhas Ardennes, quando as corridas finalmente começaram com sinceras Piastri atacaram a liderança de Norris com um movimento oportunista e decisivo para Les Combes. Tendo atingido a frente, ele era absolutamente implacável em trocar uma vitória e até uma estratégia de contra-trio de Norris não poderia trazê-lo de volta à disputa.

A vitória foi outra declaração combativa de intenção de Piastri, demonstrando que, mesmo quando ele está no pé traseiro, mantém uma determinação de aço. Ele foi ultrapassado na qualificação por Norris, mas uma vez que ele retomou a liderança do segundo na grade, ele estava no controle garantido da frente, com a mesma confiança medida e calma que é quase desarmante à medida que se torna ameaçadoramente claro para seus rivais que o australiano de 24 anos tem todos os traços de um campeão mundial em espera.

Piastri foi intocável para conquistar sua sexta vitória de 13 corridas nesta temporada. Nenhum outro piloto chegou perto de combinar sua consistência e uma temporada que começou na Austrália com uma vitória para Norris, desde então, Piastri, que estabeleceu outro marcador de que será notavelmente difícil passar por ele nesta temporada. Ele lidera Norris por 16 pontos, com 11 reuniões para lutar cada vez mais que pareça que vai descer para o fio.

Com a chuva passando pelo circuito dentro e fora o dia todo, outro dilúvio começou pouco antes do início e a corrida foi adiada após uma volta da formação, devido à baixa visibilidade causada pelo spray. Os carros retornaram ao pit pista por mais de uma hora, à medida que a chuva diminuiu. Às 16h20, a corrida começou oficialmente com o campo circulando atrás do carro de segurança para as quatro voltas iniciais, antes de finalmente serem liberadas na trela em um começo de rolagem.

Norris os levou para longe e apenas manteve sua liderança de Piastri, mas o australiano estava cobrando, logo em seu rabo através de Eau Rouge e, desfrutando de um SlipStream na reta Kemmel, ele assumiu a liderança em Les Combes. Foi o momento decisivo quando Leclerc e Verstappen os seguiram em terceiro e quarto.

Hamilton, que havia tomado uma nova unidade de energia e, assim, estava começando do pit lane, conseguiu preparar o carro para as condições úmidas e mover -se rapidamente para 13 na volta 10, com uma série de passes decisivos, incluindo três carros em uma volta. Ele então se arriscou em uma parada precoce para os pneus lisos enquanto a pista seca na 12ª volta, o primeiro piloto a fazê -lo e ele emergiu no dia 17, mas seus instintos estavam no local.

Piastri o seguiu devidamente até os poços de uma volta mais tarde, assim como Verstappen e Leclerc, tudo para a borracha média, enquanto Norris teve que ficar de fora para o colo extra e ele optou por pegar o pneu duro em um esforço para chegar ao fim sem outra parada. Era o composto mais lento, mas mais durável.

Hamilton obteve grandes ganhos com sua parada antecipada e as voltas rápidas que imediatamente se seguiram a Slicks e, à medida que as paradas se desenrolaram, ele havia se mudado para o sétimo.

A McLaren informou a Norris que Piastri também tentaria alcançar a bandeira nos pneus médios, mas teria que aliviar seu ritmo para fazê -lo. Piastri manteve uma vantagem de oito segundos enquanto a corrida se estabeleceu no que era uma procissão quando as voltas caíram, o único risco real sobre se a borracha média chegaria ao acabamento.

Piastri aliviou os pneus, no entanto, e estava confortável quando empilhava o fim. Norris fechou a diferença para cinco segundos e ele pressionou com força, mas alguns erros menores na fonte de LA e Pouhon custou a ele e o australiano permaneceu no controle da bandeira para outra vitória consumada.

Pule a promoção do boletim informativo

George Russell ficou em quinto para a Mercedes, o sexto de Alex Albon para Williams, Liam Lawson, oitavo para as corridas, Gabriel Bortoleto nono para Sauber e Pierre Gasly 10th para Alpine.