PO trabalho de Olice raramente se parece com o escudo ou a linha de dever. É principalmente papelada, treinamento on -line e indicação de pessoas para cursos de agressores de motorista. Mas às vezes a vida imita a arte. Em 2020, a polícia internacional invadiu a rede telefônica criptografada Encrochat, usada por gangues de crimes organizados em todo o mundo. Por 74 dias, eles tiveram acesso a todas as mensagens e fotos usadas para coordenar o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, sequestro e assassinato. “Foi o LinkedIn do crime organizado”, explica Matt Horne, ex -comandante de ouro da Agência Nacional de Crimes do Reino Unido (não o ator de Gavin & Stacey).
Operação Dark Telefone: assassinato por texto (domingo, 21:00, canal 4) é um drama documentário criado de maneira inteligente em torno dessas mensagens, que parecem diálogo de roteiro nas cenas. É uma visão presa de como as gangues criminosas funcionam – e igualmente reveladoras, como elas falam. “Doces” são balas, enquanto um “abacaxi” é uma granada. Um criminoso britânico violento conhecido como ao vivo, deitado na Espanha, organiza um ataque ácido a um rival, entre enviar fotos de seu café da manhã. Fatias de pepino em labneh com páprica – agradável. O truque, ele instrui, é impedir a vítima que chega a uma pia. Segure -os alguns minutos para que o ácido possa fazer seu trabalho. Menos bom.
Incrivelmente, há humor sombrio em meio ao sombrio. Cortesia principalmente dos Crims, que passam por nomes de usuário ridículos de duas palavras na rede anônima. Há um absurdo de Chris Morris no bastão místico, na ponte valorizada e na primeira linha. A certa altura, um agente explica o quão ao vivo interagiu com a gniffer de bola (que se assume que se está mais baixo). Por sua parte, os agentes e os chapéus brancos estão vivendo a série mais emocionante do fio. Em um ano, eles geralmente encontrariam menos de cem ameaças explícitas à vida. Depois que a cortina foi levantada, eles interceptaram mais de 150 em seis semanas. Logisticamente, isso é um problema.
O show sabe como pegar um espectador. As histórias desenvolvem, introduzem personagens formidáveis e levam a ação a um clímax. A Ace-Prospect importa AKs e Glocks para o Reino Unido, um dos quais é comprado por ao vivo, que deseja enfrentar o próspeto de Ace em um ataque de vingança pessoal. Organizado através de Go-Betweens, nenhum dos lados sabe com quem eles estão lidando. A NCA tem um atraso de 24 horas ao receber dados da mensagem e deve trabalhar o tempo todo para fechar a lacuna. Quando o assassino de Ace-Prospect joga um abacaxi no jardim de um rival, que falha em explodir, os federais enfrentam um dilema: como proteger a vida das crianças por perto, mantendo sua inteligência e missão em segredo?
Tudo isso é muito mais sexy do que o crime. Em vez de perdedores querem as garagens BP, aqui estão os ricos playas que orquestram crimes do exterior. É ético? Existe o risco de fazer com que os criminosos pareçam mais legais do que seus pepinos? As recriações brilhantes mostram piscinas, corpos de ginástica, armas familiares dos filmes. O ator tocando ao vivo parece Claes Bang e passa o episódio com sua blusa. No entanto, este é um conto de moralidade. “Eu vou tirar os olhos dele e persegui-lo em todas as prisões”, escreve ao vivo de uma sala escura, com os dentes que brigam o Gumshield brilhando ultra-violeta como uma viagem com ácido de pesadelo.
O glamour vazio não é apenas o meio, é a mensagem. A queda desses criminosos é sua superficialidade, suas mensagens constantes e compartilhamento excessivo, sua vaidade física amplificada por mídia social. A verdadeira identidade de Live-Long é acabada descoberta porque ele envia uma selfie triunfante. Você pode imaginar uma audiência criminal de carreira da velha escola? Eu os imagino batendo na testa; Exceto que eles se esqueceram de soltar o punho e se derrubar.
A acusação do programa vem de saber que isso é real, não apenas uma escrita dramática. Parte dessa acusação é o medo – um lembrete de que existem sociopatas entre nós que mantêm a vida barata e se alegam pela violência. A Operação Dark Phone é uma série de quatro partes, dos fabricantes de 24 horas sob custódia policial, e promete muito mais revelações de cair o queixo, além de alguma justiça vencida. Não assista se sua fé na humanidade estiver vacilando. Provavelmente também darei abacaxi no supermercado um amplo lugar, apenas por precaução.