O índice de estoque de britânicos-chips da Grã-Bretanha aumentou na marca de 9.000 pontos para tocar um novo recorde.
O Índice de Ações do FTSE 100 atingiu 9.016,98 pontos nas negociações antecipadas na terça -feira, obtendo seus ganhos durante 2025 para mais de 10%.
Analistas disseram que o mercado de ações de Londres se beneficiou de uma série de fatores este ano, incluindo uma mudança de alguns investidores para diversificar as ações dos EUA devido a preocupações com as políticas econômicas de Donald Trump.
A guerra comercial do presidente dos EUA também ajudou as ações do Reino Unido, já que a Grã -Bretanha é um dos poucos países a chegar a um acordo comercial, garantindo tarifas mais baixas.
O analista de investimentos da AJ Bell, Dan Coatsworth, disse: “Com o Reino Unido já chegando a um acordo com uma tarifa de 10% para o comércio com os EUA, com isenções de certas indústrias, o país agora tem uma vantagem em termos de relações comerciais”.
Nos últimos anos, o mercado de ações de Londres foi ridicularizado como um índice de “Jurassic Park”, devido à sua dependência de empresas em indústrias estabelecidas há muito tempo e uma escassez de empresas de tecnologia em rápido crescimento. No entanto, isso provou ser um ativo em tempos incertos.
“O mercado de ações do Reino Unido é a xícara de chá e biscoitos calmantes em um mundo incerto. Não há nada de sofisticado, apenas nomes confiáveis que façam seu trabalho dia em dia.
No entanto, a guerra comercial de Trump criou condições agitadas nos mercados financeiros ao longo de 2025. O índice FTSE 100 caiu até 7.544 pontos no início de abril, quando os anúncios tarifários enviaram as ações. Em seguida, ele se recuperou bruscamente, quando os comerciantes adotaram o “comércio de taco” – a idéia de que Trump sempre sai se suas políticas assustaram os investidores.
O precioso produtor de metais Fresnillo tem sido o principal riser do FTSE 100 até agora este ano, em 155%. Ele se beneficiou do aumento dos preços, com o ouro atingindo vários recordes este ano e o comércio de prata em um pico de 14 anos nesta semana.
A perspectiva de gastos militares mais altos aumentou as ações do contratado de defesa Babcock em 120% este ano, com a BAE Systems subindo 66%. A empresa de engenharia Rolls-Royce ganhou 75%, pois seu plano de recuperação produziu resultados.
Após a promoção do boletim informativo
John Moore, gerente de patrimônio da RBC Brewin Dolphin, disse que “forte impulso de ganhos nos setores bancário e de defesa” ajudou a levar o FTSE 100 para um recorde.
Moore também creditou a “relativa estabilidade política” do Reino Unido. “Embora possa haver aumentos de impostos por vir, o que fazia parte do motivo da venda da libra no início de junho, o governo tem um mandato e posse claros nos próximos anos.
“Isso se compara favoravelmente a outras partes da Europa, mesmo onde os governos da coalizão estão tendo dificuldades”, disse ele.