Patrick Watson, cantor, compositor, piano
Eu fui contratado para fazer a pontuação para um filme francês, Mères et Filles [released with the English title The Hidden Diary, 2009]estrelado por Catherine Deneuve. Eu fiz algumas pontuações e, geralmente, você fala com o diretor, é seu trabalho ajudar o enredo a fazer o que precisa. Há uma cena no final do filme em que o personagem principal deixa uma carta embaixo da porta, que para mim sugeriu o título Je Te Laisserai des Mots, significando: “Vou deixar algumas palavras”.
No meu estúdio em Montreal, criei o que pensei ser uma pequena melodia. Sou de Quebec, então, embora eu seja uma pessoa de língua inglesa, sempre fui cercado por francês. Sempre que tenho a oportunidade de cantar ou escrever em francês, faço. Embora eu goste de cantar em francês, é uma língua muito difícil de cantar por causa da estrutura da vogal. Não há muitas palavras em Je Te Laisserai des Mots e o primeiro verso é totalmente sem palavras. Eu não achava que precisava de mais palavras, então eu apenas fiz sons vocais. Também eu provavelmente imaginei a música começando a tocar no final do filme enquanto ainda havia diálogo, então não queria que as palavras se chocassem. Éramos meio bêbado quando fizemos o arranjo de cordas. Foi uma noite muito divertida – mas fora do filme, eu nunca achei que alguém nunca ouvisse a música.
Inicialmente, ele apareceu como uma faixa bônus no meu álbum de estréia. Então, de repente decolou na pandemia. Como eu não conseguia fazer uma turnê, estava fazendo muitos Instagrams ao vivo, o que levou alguém a me enviar um vídeo que eles fizeram de Je Te Lasserai des Mots. Ele tinha um milhão de visualizações e, uma vez que esses algoritmos continuem, você não pode detê -los. Às vezes, certas emoções atingem em um determinado momento e uma música pode se tornar a trilha sonora daquele momento. Antes que eu percebesse, pessoas de todo o mundo estavam fazendo seus próprios vídeos de bloqueio com Je Te Lasserai des Mots.
Quando entrei no ramo da música, os executivos não me levaram a sério porque eu não tinha “músicas de rádio”, mas o advento dos sinchs e depois o streaming tornou possível um novo tipo de sucesso. A música agora tinha algo como 200.000 vídeos do Tiktok, apresentando, mais de 60 bilhões de tocam Tiktok e é a primeira música do idioma francês a atingir mais de um bilhão de riachos no Spotify. Acho que números tão grandes são difíceis de digerir, mas a música é muito mais famosa do que eu. Eu posso estar alugando esquis ou algo assim e eles verão o nome e vão: “Oh, você tem o mesmo nome que o cantor”. Eu sou como: “Sou eu!” E eles não acreditam em mim.
Mélanie Vaugeois, violino
Nosso quarteto de cordas jogou com Patrick por 15 anos e ainda estamos perto. Quando começamos a fazer uma turnê com ele, nossos filhos eram muito jovens, então Patrick nos nomeou mamães em fuga. Fomos seu primeiro experimento com um quarteto de cordas, mas depois de um tempo em turnê éramos mais selvagens que ele. Gritaríamos: “Sem crianças!”
Foi uma grande aventura e todos passamos muito tempo juntos. Nós íamos ao lugar de Patrick, haveria coisas em todos os lugares e você colocaria seu estojo de violino na mesa de pingue-pongue. Patrick tocava no piano e nós improvisaríamos em torno disso. Uma noite, Patrick disse: “Eu tenho uma música francesa. O que você acha do meu sotaque?” Ele fala francês muito bem, mas nunca havia cantado nele e houve muitos erros na pronúncia, mas eles faziam parte do charme, então ele os manteve.
Foi uma sessão divertida e, a certa altura, tivemos um uísque de Jameson. Tentamos por um longo tempo encontrar as notas certas e ficamos um pouco bêbados. Tudo estava começando a deslizar quando de repente tudo se encaixou. Quase não há ritmo para Je Te Laisserai des Mots, que novamente faz parte do charme. É uma bela música que faz seu coração derreter e, durante a pandemia, quando estávamos todos muito solitários, tocou muitas pessoas no coração das pessoas. Eu percebi que estava decolando quando meus filhos estavam no Tiktok e ouvi a música. Eu fui: “Esse é o meu quarteto!” Eles não podiam acreditar. Eles me disseram: “Essa música está em todo lugar”.
Embora Patrick não seja obrigado a nos dar royalties de composição, todos os anos ele nos dá uma quantia simbólica para mostrar sua gratidão, o que é muito bom e mostra que ele respeita o fato de que as pessoas se unindo naquele momento criaram algo especial.