Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeBrasilNadine Kessler: 'Mais equipes podem alcançar um euros, mas ainda não planejamos...

Nadine Kessler: ‘Mais equipes podem alcançar um euros, mas ainda não planejamos expandir’ | Euro de mulheres 2025

“EUt really makes me emotional, it’s just something we didn’t have in my time,” says Nadine Kessler as she surveys the popularity and sheer scale of a sport whose future she now helps shape. Uefa’s director of women’s football was a brilliant player before retiring nine years ago after 11 surgeries on a knee; she was world footballer of the year in 2014 and, having won the European Championship with Germany a year previously, knows what it takes to dominate a continent.

A encenação de um torneio inteiro é uma questão diferente, embora ela se acostumou desde que ingressou no órgão que governa em 2017. “Preciso jogar minha lista de tarefas pela janela”, diz ela antes de se sentar no hotel designado da UEFA em Basileia para pesquisar as reverberações de um recorde de 2025. “É como o meu dia mais louco”, diz ela. “Mas é incrível.”

Como conclui o Euro 2025, como você avaliaria seu sucesso?
Você pode ver as emoções em todos os lugares que você olha, o torneio alcançou as pessoas e elas estão felizes. Demos o próximo passo com esse euros em um país onde as pessoas talvez não pensassem que isso fosse possível, por isso é fantástico e estou muito orgulhoso.

Houve preocupações em alguns trimestres sobre o tamanho da Suíça, e particularmente as de seus estádios. As pessoas se perguntavam se era uma escolha ambiciosa o suficiente para o futebol feminino. Aqueles foram consumidos?
Provamos com fatos que você pode aceitar as coisas e ter sucesso em um país que já não estava apaixonado pelo futebol feminino. É um ótimo sinal para o crescimento do esporte que a Suíça entregou tão bem. As partidas dos anfitriões, o jogo de abertura e a final são fáceis de vender, mas tradicionalmente não é tão simples preencher todos os jogos em grupo. Nunca tivemos tantos fãs viajantes em um euros feminino, que houve 233.000 de 160 países. A figura na Inglaterra há três anos era menos da metade disso. Nossa participação média será de 21.000; No Euro 2022, era 18.500. Então você pode ver o interesse genuíno vindo de todo o mundo. Quando a oferta da Suíça venceu, eu imediatamente pensei que poderia ser um grande torneio.

Os jogos estão em grande parte mais próximos, com apenas quatro margens vencedoras de mais de três gols. Estamos vendo um equilíbrio competitivo se apertar em todo o continente?
Eu acho que a lacuna está fechando. E veja como o País de Gales e a Polônia jogaram em suas primeiras aparições: eles tentaram e foram em frente. As performances foram muito diferentes do Euro 2022, muito mais ofensivas, com uma distribuição técnica mais alta e mais alta. Mudamos muito sobre o sistema de qualificação, com a Liga das Nações e um conjunto realmente aberto de playoffs que alocou sete slots, e isso ajudou. A margem de vitória média agora caiu para dois, quando era quase o dobro antes. As partidas de blowout quando uma equipe pontua mais de seis diminuíram drasticamente, para que possamos ver que está funcionando bem.

Com isso em mente, você descartaria as tendências atuais e a expansão do torneio novamente no futuro?
No futuro, nunca. Mas não planejamos expandir nada para a próxima edição em 2029. Estamos super felizes com o formato de 16 equipes, é bem recebido e planejamos continuar com ele. Mas precisamos olhar constantemente para nossas competições e ver qual é o caminho certo. Temos mais e mais equipes que podem chegar a esse estágio e podem usar os qualificadores para ver quantos estão realmente no nível. No momento, 2029 é um euros de 16 equipes.

O número de apoiadores viajantes no Euro 2025 mais que dobrou em comparação com 2022. Fotografia: Peter Klaunzer/EPA

Você está tentado a aumentar os tamanhos de esquadrão para 23 para 26 em 2029, de acordo com o torneio masculino?
Esse é um tópico controverso e nem toda nação o apóia. Talvez ofereça vantagens para aqueles que têm mais talento e profundidade no momento. Tivemos discussões com os países antes deste torneio, mas não houve consenso. Estamos abertos se as federações dizerem por unanimidade que é uma ideia seguir.

O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, atraiu críticas por participar apenas do jogo de abertura e da final de amanhã, mesmo tirando umas férias curtas durante os euros. Como você responde a isso?
Não considero justo julgar seu compromisso com o futebol feminino em que partida ele comparece ou não. As pessoas devem julgar o que fizemos durante seu tempo no trabalho. Quando chegarmos ao fim de nosso ciclo estratégico, a UEFA terá cometido 1,5 bilhão de euros ao futebol feminino. Você viu o nível dos euros, como mudamos nossas competições de clubes, gastamos milhões para desenvolver o jogo e é isso que as pessoas devem julgar no final. Estou em contato constante com o presidente. Ele me ligou ontem para dizer o quanto ele está orgulhoso e está constantemente envolvido. Eu não acho que o fato de que ele às vezes prefere não estar no centro das atenções é um reflexo de seu compromisso.

Ele lhe dá feedback em chamadas como essa?
Claro. Analisamos as partidas e ele está lá em segundo plano. Ele é super feliz e estamos ansiosos para tê -lo na final.

Foi bem divulgado que o Euro 2025 fará uma perda financeira. Quão sustentável isso é a longo prazo?
As pessoas devem usar a palavra “investimento” porque fizemos uma consciente. Para números, receitas e custos de operação, esses euros melhoraram massivamente em 2022. Poderíamos ter quebrado ou obtido lucro, mas decidimos aumentar o dinheiro do prêmio em 156%, para que federações, jogadores e clubes se beneficiem. O retorno virá mais tarde e essa é uma mensagem importante: precisamos dizer às pessoas que cada centavo vale a pena investir, então acredite nesse esporte e as recompensas virão mais tarde. Estou certo de que este é um negócio viável e estou muito comprometido em provar isso em breve.

A quebra será um alvo no Euro 2029?
Um de muitos, absolutamente. Deve ser um objetivo claro de fazer exatamente esse ponto. Precisamos definir que seja um esporte e também um negócio, que vale a pena investir.

Pule a promoção do boletim informativo

Longe dos euros, a nova Copa da Europa feminina começará em setembro. Quais serão os critérios para o seu sucesso?
A Copa da Europa foi exigida através de boas conversas com toda a comunidade de clubes europeus. Considerou -se que precisamos de uma segunda competição para construir uma pirâmide mais ampla para o futebol europeu do clube, dando às equipes mais experiências e oportunidades. Vem na hora certa. Precisamos garantir que a cabeça não saia do corpo, mas fizemos alguns ajustes importantes na lista de acesso da Liga dos Campeões e temos um conceito comercial totalmente novo. É fantástico que vamos iniciar isso e, esperançosamente, capitalizará o hype criado pelos euros.

Nadine Kessler: ‘É um ótimo sinal para o crescimento do esporte que a Suíça entregou tão bem.’ Fotografia: Miguel Medina/AFP/Getty Images

A nova Copa do Mundo de Clubes das Mulheres em 2028 pode ser bastante mais controversa …
Tivemos discussões muito intensivas nos últimos anos com a FIFA, e sabemos que o futebol do clube precisa ser desenvolvido em todos os lugares. Já temos partidas suficientes de alto nível na Europa e há um esporte a ser desenvolvido em todo o mundo. Os clubes europeus estavam muito ansiosos para prosseguir com o torneio e os jogadores também, então, no final, a UEFA apoiou a idéia. Será o mais cedo possível no ano: estamos tendo discussões intensivas de calendário com a FIFA para garantir que as ligas domésticas e outras competições não sejam impactadas.

Você sentiu alguma ameaça quando um torneio luxuosamente financiado por sete do lado, o World Sevens, lançou em Portugal na semana da final da Liga dos Campeões da Mulher?
Você acha que um torneio de sete do lado é uma ameaça para a final da Liga dos Campeões ou euros femininos? Estamos abertos a quem quer investir no futebol feminino. Seven-a-Late é talvez uma ótima maneira de levar as pessoas ao jogo ou manter veteranos nele. Eu acho que pode competir com as competições de elite, que têm essa história e valor intangível para clubes e jogadores? Não.

Terminando com a final de hoje, a Espanha estabeleceu o bar para todos e pode mostrar isso novamente quando enfrentar a Inglaterra. Alguém mais pode competir com eles?
Concordo que eles aumentaram o nível de futebol, é um time geracional e 90% desses jogadores jogam juntos para um clube [Barcelona]. É único e fantástico para o nosso esporte. Mas não esqueça que a Inglaterra também poderia ter vencido a final da Copa do Mundo, então vamos ver o que acontece. A Espanha são jogadores de futebol incríveis e demonstram isso repetidamente, mas você não pode dizer que eles estão tão à frente que o resto não sabe como competir com eles.