Os vôos diretos de Moscou para a Coréia do Norte começaram nesta semana, em meio a um fortalecimento dos laços entre as duas nações e um declínio nas opções para turistas russos que viajam para o exterior.
O primeiro voo de Moscou-Pyongyang, operado pela Nordwind Airlines da Rússia, decolou no domingo, de acordo com o site do Aeroporto de Sheremetyevo, e desembarcou na capital norte-coreana cerca de oito horas depois.
A rota será inicialmente atendida apenas uma vez por mês, disse o Ministério dos Transportes da Rússia, com o primeiro voo de volta de Pyongyang para Moscou ocorrendo na terça -feira.
A NordWind Airlines – que costumava levar russos a destinos de férias na Europa antes que a UE impusesse a proibição de vôos russos – tinham ingressos ao preço de 45.000 rublos (US $ 570).
“Este é um evento histórico, fortalecendo os laços entre nossas nações”, disse Oleg, um funcionário da Nordwind que gerencia o voo que não quis dar seu nome completo, à Agence France-Presse no aeroporto. Ele também se recusou a dizer quantos passageiros estavam a bordo.
A Rússia e a Coréia do Norte estão forjando laços militares mais próximos nos últimos anos, com Pyongyang fornecendo tropas e armas para as operações militares da Rússia na Ucrânia. Eles assinaram um pacto de defesa mútua no ano passado, quando o presidente russo, Vladimir Putin, visitou a Coréia do Norte.
“Pela primeira vez em mais de 70 anos de relações diplomáticas, estamos lançando vôos diretos entre as capitais de nossos países”, disse o vice -ministro dos Transportes da Rússia, Vladimir Poteshkin.
Ele ocorre quando a Coréia do Norte empurra sua própria unidade de turismo, pois relaxa lentamente as restrições aos visitantes estrangeiros introduzidos durante a pandemia Covid-19. O turismo regular ainda é efetivamente proibido, embora os turistas russos tenham permissão para visitar certas partes do país em passeios em grupo, e os corredores estrangeiros competiram em uma maratona em Pyongyang em abril.
Em junho, o líder norte-coreano Kim Jong-un lançou um novo resort de praia localizado na costa leste do país, que as autoridades supostamente esperam atrair 20.000 visitantes por ano.
Com Agence France-Pressso