Max Verstappen venceu a corrida de sprint no Grande Prêmio da Belga com um impulso de aço e oportunista para reduzir a vitória por Red Bull contra as probabilidades.
Tendo assumido a liderança na volta de abertura, ele venceu os McLarens de Oscar Piastri e Lando Norris em segundo e terceiro, com Charles Leclerc, da Ferrari, em quarto. Seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, conseguiu apenas o dia 15 do dia 18.
Foi algo de outro sprint processional nas 15 voltas, mas o segundo lugar significa que Piastri ampliou sua liderança no campeonato sobre Norris de oito a nove pontos.
Verstappen disse: “Funcionou muito bem, essa é obviamente a única oportunidade que você vai enfrentar contra eles e conseguimos.
“Eu sabia que seria muito difícil mantê-los para trás, estávamos apenas brincando como gato e rato, drs, uso de bateria e foi uma boa corrida nos sete décimos.
“Eu não podia me dar ao luxo de cometer grandes erros, tive um minúsculo trancado na última esquina, mas, além disso, foi um ótimo resultado mantê -los para trás e ter uma vitória aqui em Spa. Para ter uma vitória no spa que ainda conta, estou muito feliz com o que fizemos lá fora”.
Era apenas o começo que a Red Bull precisava em sua primeira corrida sem o recém -provimento, o diretor da equipe Christian Horner e a reunião de abertura com Laurent Mekies no comando.
Eles trouxeram atualizações para essa corrida, incluindo uma asa da frente revisada e aproveitaram a configuração para maximizar a velocidade máxima, em um esforço para superar a vantagem do ritmo da McLaren, mas não havia valido a pena na qualificação onde Verstappen era um segundo segundo Piastri.
No entanto, na corrida, Verstappen foi decisivo e audacioso, tendo sua única chance com a autoridade clínica. Com o McLaren levando um tempo para subir, ele atacou e, embora Piastri fosse mais rápido na parte torcida do segundo setor, ele não teve o suficiente para superar a vantagem da posição da pista de Verstappen.
A 12ª vitória de Verstappen e sua segunda na Bélgica significa que ele permanece a certa distância o piloto de maior sucesso no formato curto.
Piastri segurou seu liderar na corrida curta na fonte de LA, mas Verstappen levou um SlipStream atrás do McLaren na reta Kemmel e agarrou a liderança em Les Combes, o Red Bull correndo uma asa magra para a velocidade linear e aproveitando ao máximo o primeiro setor rápido.
Piastri atormentou Verstappen, procurando um caminho, mas o holandês usou sua vantagem de velocidade para ficar fora do alcance na parte inicial do colo e o australiano não conseguiu preencher a lacuna.
Após a promoção do boletim informativo
O par circulava o nariz a cauda para o volante após a volta, como Piastri procurava qualquer ligeira abertura, mas Verstappen estava, como sempre, quase perfeita.
Norris pegou o par com 10 voltas desaparecidas, mas ele também não poderia fazer nada além de na volta 11 Verstappen foi largo na parada de ônibus e Piastri fechou. O motorista da Red Bull disse à equipe que estava tendo problemas com os freios, mas conseguiu se agarrar à frente e foi o suficiente para vê -lo até a bandeira.
Esteban Ocon e Oliver Bearman ficaram em quinto e sétimo para Haas, Carlos Sainz em sexto para Williams e Isack Hadjar em oitavo para as corridas.
Verstappen disse: “Você está tentando manter os carros mais rápidos para trás, para ter que dirigir acima do limite para o que você acha possível.
“O gerenciamento de pneus está fora da janela, para que seja realmente difícil, estou apenas fazendo 15 voltas qualificadas para tentar mantê -las para trás em uma pista onde o gerenciamento de pneus é importante. Não foi fácil, mas conseguimos fazê -lo e estou muito feliz com isso.
“Sinto que o poste é possível? Não tenho certeza, mas vamos tentar o nosso melhor e teremos algumas idéias do que queremos fazer e tentará ser o mais próximo possível deles.”