Enquanto a Inglaterra saiu para almoçar no quarto dia em Old Trafford, eles poderiam ter sido perdoados por pensar que seus oponentes foram espancados. A Índia havia sofrido o tipo de manhã que geralmente determina um par de paracetamol e as cortinas sendo redesenhadas, como era o ben Stokes entregue com morcego na mão.
Também não era apenas Stokes. Após seu primeiro século de teste por dois anos, levou a Inglaterra a 669 – 141 de 198 bolas – os turistas foram encarregados de negociar 15 minutos antes do intervalo – uma negociação que mal poderia ter piorado do que alguns concorrentes do aprendiz o lidaram. Chris Woakes evocou dois postigos em duas bolas antes de a Índia ter causado um estrago no impressionante déficit de 311 corridas.
E, no entanto, de tocos, esse quarto teste fez uma tez diferente, cortesia de algumas performances extremamente determinadas de Shubman Gill e Kl Rahul. Resistindo a duas sessões sem wicket que forçaram a multidão de sábado a se divertir, eles levaram a Índia a 174 para dois de 63 overs. Embora ainda sejam 137 corridas para trás, há uma chance de chuva no domingo e o empate que parecia tão improvável agora é possível.
Os elogios devem primeiro ir para os dois batedores, principalmente após 157 overs no campo. Embora uma superfície decente na principal, entregas suficientes estivessem disparando baixas e, em nenhum momento, seu foco vacilou. Ambos fazem obduracia das maneiras mais elegantes, com as mãos baixas de Gill ainda acariciando a bola e Rahul toda a excelência técnica. Chegando a 78 e 87 não, respectivamente, dois dos profissionais seniores da Índia haviam entregado uma mensagem para os mais baixos.
Mas também sugeriu algumas das deficiências da Inglaterra quando Stokes, seu artista de destaque com a bola, está fora de ação. As supostas cólicas que o forçaram a sair do campo no terceiro dia podem ser algo mais sinistro ao vê -lo segurando sua perna superior algumas vezes. Após seu transporte de cinco wicket nas primeiras entradas, todos os Stokes poderiam fazer esse tempo foram percorridos pelo manual tático e esperar pacientemente.
Woakes foi a escolha em geral e sua explosão de bola nova era algo para se ver. Primeiro foi Yashasvi Jaiswal, se uniu e batendo para escorregar enquanto Joe Root se agarrava na segunda tentativa. Então veio uma demissão com a qual Gautam Gambhir poderia se relacionar, a tentativa de Sai Sudharsan deixou a primeira bola pegando o bastão e também voando para o cordão. Pense na demissão do treinador da Índia no Oval em 2014, mesmo que ele o esquecesse mais cedo.
Mas depois que a bola de hat-trick para Gill deixou, a principal ameaça veio de Liam Dawson tentando prender os dois destros no pé traseiro com um pouco de derrapagem, apenas para que a bola fosse recebida com salgueiro suficiente a cada vez. E foi Dawson quem derrubou a única chance de se materializar durante uma tarde que parecia simplesmente desaparecer. Gill cortou o ponto duro para trás quando em 46, apenas para a bola estourar pelas mãos do versátil.
Se estivesse preso, a Índia teria 74 por três e a conta de Brydon Carse na partida teria sido aberta. Jofra Archer, seu companheiro rápido, conseguiu a nova bola para falar inicialmente, mas alguns apelos apaixonados pela LBW foram recusados. Este épico de cinco partidas está pedindo muitos conjuntos de jogadores rápidos-mesmo aqueles que se juntaram à metade-e o ataque da Índia certamente ficou aliviado ao sair do parque antes do almoço.
Após a promoção do boletim informativo
Stokes lhes deu a corrida, tanto durante a conclusão de seu século 14 e as 125 corridas que foram espalhadas por uma pilha já abaulada do histórico 150 de Root. Desde 2014, a Índia enviou um total de mais de 600 figuras em uma partida de teste, enquanto a coluna de Jasprit Bumrah, que correu três figuras, apenas uma.
Se o retorno de Stokes como uma força com a bola foi sem dúvida a maior vantagem para a Inglaterra nesta série, essas entradas não ficaram muito atrasadas. Retomando em 77, Stokes se abriu com dois quatro imperiosos de Mohammed Siraj e depois passou por três figuras com uma perna descendente. Saiu a celebração não vista por um bom tempo – aquela saudação de dedos e um olhar para o céu para homenagear seu falecido pai, Ged.
Foi a primeira vez que um capitão da Inglaterra marcou um século e reivindicou um transporte de cinco wicket na mesma partida de teste e logo os pós-combustíveis foram iluminados quando ele e Carse (47 de 54 bolas) saíram 95 corridas pelo nono wicket. Quando Stokes Monsterou Washington Sundar por seis seguidos, levou 7.000 testes, algo que apenas Garfield Sobers e Jacques Kallis se combinaram anteriormente com mais de 200 postigos.
Mas, a menos que Stokes seja capaz de retomar o boliche no quinto dia, ou outros intensificarem sua ausência, a Índia ainda poderia se livrar e ir ao oval com a chance de quadrar a série. Gill, anteriormente ficou quieto por três entradas, também está ameaçadoramente de volta ao ritmo.