‘YNossos músculos se tornam menos responsivos ao exercício com a idade ”, diz a professora Leigh Breen, especialista em fisiologia e metabolismo dos músculos esqueléticos da Universidade de Birmingham.” Não é tão fácil ganhar músculos e força como quando você era mais jovem “.
Mas isso não significa que não vale o esforço. “A ideia de que o exercício se torna inútil e uma certa idade está simplesmente errada”, diz ele. “Todo mundo responde a exercícios estruturados. Você pode não construir tanto músculo visível, mas força, saúde cardiovascular, função cerebral e proteção contra doenças não transmitíveis, todas melhoram”.
A massa e a força musculares começam a diminuir a partir dos 40 anos de idade, em comparação com os níveis de pico nos seus 20 anos. Pensa -se que a capacidade de resposta do corpo ao treinamento também começa a diminuir naquele momento, mas ainda é possível construir músculos com a estratégia certa.
“Com alguns ajustes – sessões mais frequentes ou aumentar o número de conjuntos em cada treino – os idosos podem alcançar resultados próximos aos dos mais jovens”, diz Breen. “A nutrição também é fundamental. Proteína adequada, além de carboidratos e gorduras saudáveis, alimentar seu exercício, acelere sua recuperação e apoie como seu corpo se adapta.”
As diretrizes do Reino Unido recomendam pelo menos 150 minutos de moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica vigorosa por semana para aqueles de 19 a 64 anos, além de exercícios de fortalecimento muscular, como levantar pesos, para todos os principais grupos musculares pelo menos duas vezes por semana. Isso é vital não apenas para fitness, mas também para a saúde a longo prazo.
“O treinamento aeróbico e de resistência regular reduz o risco de quase todas as doenças não transmissíveis – diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, Alzheimer”, diz Breen.
Após a promoção do boletim informativo
O exercício ainda pode ter um impacto positivo em sua saúde, mesmo que você nunca tenha aumentado? “Definitivamente”, diz ele. “As pessoas que treinam há anos são melhor protegidas, mas mesmo os iniciantes tardios podem reduzir drasticamente o risco de doenças em pouco tempo”.