Duas pessoas foram feridas em um ataque de bomba alvo em um subúrbio da segunda cidade de Grécia, Tessaloniki, danificando um bloco de apartamentos e seis carros.
A explosão direcionou a casa do Presidente da Associação Grega de Guardas da Prisão no subúrbio de Sykies, nas primeiras horas da manhã de sábado.
O guarda, identificado como Konstantinos Varsamis no site da associação, foi deixado ileso depois que cerca de 3 kg de explosivos foram colocados perto da porta da frente de seu prédio, onde ele mora no primeiro andar.
No entanto, duas pessoas sofreram ferimentos leves com fragmentos de vidro, disseram fontes policiais à Agence France-Presse. Dizia -se que a explosão causou um “ruído ensurdecedor” ouvido sobre um raio de mais de 1 km.
“Acordei por causa do estrondo muito alto da explosão”, disse Tzetno Kelo, 52, que vive em um prédio adjacente. “O vidro quebrado de uma janela caiu na minha cama e eu estava coberto de sangue.” Ele foi tratado em um hospital antes de receber alta.
Sofia Hatzigeorgiou, 88 anos, que mora sozinha, disse à mídia grega que ela se levantou e descobriu que sua casa havia se tornado uma “casa de verão”: um enorme buraco havia aberto na parede entre seu mezanino e o prédio onde a bomba foi colocada.
As janelas dos edifícios vizinhos também foram danificados na explosão. Os relatórios da mídia local sugerem que a bomba era um “dispositivo bastante simples”, desencadeado por um detonador padrão.
A polícia disse aos repórteres da Associated Press que uma testemunha viu um homem andando na rua pouco antes da explosão e eles estão concentrando seus esforços em gangues criminosos, em vez de grupos terroristas.
Varsamis trabalha há muitos anos na prisão de Diavata, a oeste de Tessaloniki, conhecida por abrigar muitos membros de gangues criminosos e terroristas condenados.
Um porta -voz da Força Policial Helênica confirmou ao The Guardian que sua unidade criminal organizada está liderando a investigação preliminar do incidente.
Os bombeiros, uma ambulância e dezenas de policiais, incluindo especialistas antiterror, compareceram ao cenário, e um filme do incidente mostrou multidões de pessoas do lado de fora do prédio no meio da noite, algumas em suas roupas de noite e chinelos. Uma mulher cuidadosamente atravessou os fragmentos de vidro, carregando um gato.
O deputado de Thessaloniki, Stratos Simopoulos, disse ao DNEWS que havia apressado para a cena da explosão para apoiar Varsamis, que é amigo dele: “Ele tem todo o meu apoio, porque há algumas semanas que eu tenho o mesmo ataque, que é o mesmo, que eu tenho que ser o que é mais violento. Não se encolhe ”, ele disse.