Uma investigação foi lançada no acidente de avião de domingo no aeroporto de Londres Southend, mas ainda não há confirmação oficial de baixas.
A aeronave Beechcraft B200 caiu por volta das 16h, logo após decolar do aeroporto em Essex. O avião foi visto em chamas com fumaça escura onda dele, de acordo com testemunhas e fotos circulando nas mídias sociais.
O aeroporto foi fechado até novo aviso, com dezenas de vôos cancelados, pois a filial de investigação de acidentes aéreos confirmou que havia iniciado uma investigação sobre o acidente.
Um porta-voz disse: “Uma equipe multidisciplinar, incluindo inspetores com experiência em operações de aeronaves, fatores humanos, engenharia e dados registrados, chegaram ao local do acidente ontem à tarde. As perguntas estão em andamento hoje”.
Uma declaração da polícia de Essex disse: “Fomos alertados pouco antes das 16h para relatos de uma colisão envolvendo um avião de 12 metros. Estamos trabalhando com todos os serviços de emergência no local agora e esse trabalho estará em andamento por várias horas.
“Por favor, pediríamos ao público que evite essa área sempre que possível enquanto este trabalho continuar.”
O Serviço de Ambulância Leste da Inglaterra disse que, no domingo, despachou quatro ambulâncias, um veículo de resposta rápida, quatro veículos da equipe de resposta da área perigosa, três carros paramédicos seniores e Essex e Herts Air Ambulância à cena. O Serviço de Incêndio e Resgate do Condado de Essex disse que quatro equipes, juntamente com veículos off-road, compareceram ao incidente.
A aeronave, operada pela Zeusch Aviation, foi equipada com sistemas médicos para transportar pacientes. A empresa holandesa é especializada em evacuações médicas e voos de transplante e também administra cartas particulares.
A companhia aérea confirmou que seu voo SUZ1 estava envolvido em um acidente.
“Estamos apoiando ativamente as autoridades com a investigação e forneceremos atualizações nesta página à medida que mais informações estiverem disponíveis”, afirmou a companhia aérea. “Nossos pensamentos estão com todos que foram afetados.”
A causa do acidente ainda não é conhecida e não está claro quantas pessoas estavam a bordo, se o voo de Southend era uma evacuação médica ou se algum paciente estava a bordo.
De acordo com o serviço de rastreamento de vôo FLIGHTRADAR24, o avião decolou às 15h48 e estava com destino a Lelystad, uma cidade na Holanda.
John Johnson, de Billericay, estava no aeroporto de Southend com sua família na época do acidente. Ele disse à PA Media: “Todos nós acenamos para os pilotos e todos acenaram para nós. A aeronave então virou 180 graus para enfrentar sua partida de decolagem, ligada, desceu a pista.
“Ele decolou e cerca de três ou quatro segundos depois de decolar começou a se apossar fortemente à sua esquerda e, em alguns segundos depois, isso aconteceu, mais ou menos invertido e caiu de cabeça no chão.
“Havia uma grande bola de fogo. Obviamente, todo mundo ficou chocado em termos de testemunhar. Todas as crianças viram e as famílias viram.”
O Relatório da ESN escreveu sobre X: “Acabei de testemunhar um acidente de faia na decolagem no aeroporto de Southend cerca de 40 minutos depois que um Cessna também saiu da pista. Os pensamentos estão com os da aeronave. Absolutamente trágico. Estava acenando para a tripulação momentos antes”.
David Burton-Sampson, deputado trabalhista de Southend West e Leigh, postou em X: “Estou ciente de um incidente no aeroporto de Southend. Fique longe e permita que os serviços de emergência façam seu trabalho. Meus pensamentos estão com todos os envolvidos”.
A polícia disse que havia evacuado o clube de golfe de Rochford Cem como precaução por causa de sua proximidade com o incidente.
Depois de anunciar os vôos de castigo no domingo, o Aeroporto de Londres Southend disse em comunicado que os passageiros que devido a viajar na segunda -feira devem “entrar em contato com a companhia aérea para obter informações e conselhos”.
“Reiniciaremos as operações de voo o mais rápido possível e continuaremos atualizando o público sobre os desenvolvimentos”, afirmou o comunicado.
A EasyJet disse anteriormente que todos os seus vôos de e para Southend foram “desviados para aeroportos alternativos ou não são mais capazes de operar”.