As forças de drones da Ucrânia estavam no ataque contra alvos estratégicos russos no sábado e no domingo. Drones atingem o rádio do sinal e Planta de equipamentos de guerra eletrônica na região de Stavropolum funcionário do Serviço de Segurança da SBU da Ucrânia disse à Reuters. Foram danificadas duas instalações na fábrica de sinais na cidade de Stavropol, a cerca de 540 km (335 milhas) da fronteira ucraniana. Os vídeos on -line mostraram uma explosão e uma grande coluna de fumaça escura subindo para o céu. A planta era de Os principais produtores da Rússia em equipamentos eletrônicos de guerra, incluindo radar, equipamentos de navegação por rádio e equipamentos de rádio de controle remoto, disse o funcionário. “Cada ataque interrompe os processos de produção e reduz o potencial militar do inimigo. Este trabalho continuará”.
A Autoridade de Aviação Civil da Rússia disse isso novamente Desligue um aeroporto quando os drones ucranianos atacaram. Rosavitsia disse que suspendeu os vôos logo após a meia -noite no domingo no Aeroporto servindo a cidade de Volgogradque é o centro administrativo da região mais ampla de volgogramas.
Os drones ucranianos também atingiram uma fonte de alimentação ferroviária na região de Volgograddisse a administração da região no sul da Rússia no domingo. Os alertas de ataques aéreos foram introduzidos em várias outras regiões do oeste e sul da Rússia, alertando sobre ataques de drones ucranianos, segundo cargos de autoridades regionais.
Drones novamente alvejados Moscoudisse o prefeito, Sergei Sobanin e uma instalação industrial no Penza oblast a sudeste da capital, de acordo com o governador da região, Oleg Melnichenko. Na região de Rostov, autoridades disseram que os drones ucranianos mataram duas pessoas.
Regiões da Ucrânia de Dnipro no sul e Sumy no nordeste ficou sob foguete combinado e ataque de drones No sábado, as autoridades locais relataram. O chefe da administração regional de Dnipro, Serhii Lysak, disse que pelo menos duas pessoas morreram e cinco foram feridas. Na cidade de Dnipro, um edifício e negócios de vários andares foram danificados e fora da cidade um incêndio envolveu um shopping center.
Em Sumy, o governo militar disse que três pessoas foram feridas. Os drones russos atingiram uma praça central em Sumy City e danificaram a construção da administração regional. Kharkiv sustentou um intenso bombardeio aéreo Com o serviço de emergência estadual da Ucrânia relatando, seis pessoas foram feridas, incluindo quatro socorristas feridos em um “toque duplo”, onde um segundo ataque direcionou trabalhadores de emergência tentando ajudar as vítimas do primeiro.
De acordo com a Força Aérea da Ucrânia, A Rússia lançou 208 drones e 27 mísseis durante a noite no sábado. Disse de acordo com dados preliminares, defesas aéreas e guerra eletrônica derrubou ou interceptou 183 drones e 17 mísseismas acertos de 10 mísseis e 25 drones foram registrados em nove locais.
O Ministério da Defesa da Rússia alegou que suas forças haviam capturado mais duas aldeias no leste da Ucrânia: Zelenyi Hai na região de Donetsk e Maliivka, logo dentro da região de Dnipropetrovsk. O pessoal geral das forças armadas ucranianas mencionou Zelenyi Hai como uma das várias áreas de linha de frente que haviam sido atacadas russas 11 vezes nas últimas 24 horas. Ele disse que Maliivka era uma das várias aldeias onde 10 ataques russos foram interrompidos.
Volodymyr Zelenskyy, presidente ucraniano, disse que o principal comandante da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, identificou Pokrovsk como uma área que exige “atenção especial” devido a ataques constantes. Um porta -voz militar, Viktor Trehubov, disse à televisão nacional que As forças russas estavam atacando Pokrovsk em “uma pequena torrente … que simplesmente não para”. Zelenskyy disse que as forças ucranianas registraram “ações bem -sucedidas” em Sumy. A Agência de Notícias da Reuters, que relatou os desenvolvimentos, não pôde confirmar independentemente as contas do campo de batalha de ambos os lados.
O Ministério da Defesa da Rússia no sábado afirmou que atingiu instalações militares na Ucrânia que “fabrica componentes para armas de mísseis, além de produzir munição e explosivos”. A reivindicação não pôde ser verificada independentemente. Zelenskyy postou que “não pode haver absolutamente nenhum silêncio em resposta a tais greves e os drones de longo alcance ucraniano garantem isso. Empresas militares russas, logística russa e aeroportos russos devem sentir que a guerra russa tem consequências reais para eles”.
Uma empresa indiana que enviou US $ 1,4 milhão em um composto explosivo com usos militares para a Rússia disse no sábado que cumpre as regras indianas e a substância era para fins industriais civis. Uma investigação da Reuters descobriu que O HMX, também chamado Octogen, foi enviado a dois fabricantes de explosivos russos, apesar da ameaça de sanções internacionais. Os drones da Ucrânia atacaram a fábrica de uma das empresas russas depois que os serviços de segurança o vincularam às forças armadas da Rússia.
A empresa indiana envolvida enviou um email para a Reuters dizendo que sua remessa era “para atividade industrial e é um explosivo civil”. O governo dos EUA tem identificou o HMX como “crítico para o esforço de guerra da Rússia”. É amplamente utilizado em ogivas de mísseis e torpedo, motores de foguetes, projéteis explodindo e explosivos em ligações plásticas para sistemas militares avançadosde acordo com o Centro de Informações Técnicas de Defesa do Pentágono e os programas de pesquisa de defesa relacionados. O complexo também tem alguns Aplicações civis limitadas em mineração e outras atividades industriais.