Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeBrasilA gigante fábrica da Tesla de Musk lança Shadow em vidas em...

A gigante fábrica da Tesla de Musk lança Shadow em vidas em um canto tranquilo da Alemanha | Tesla

CQuando Elon Musk aconselhou os alemães a votar na alternativa de extrema direita Für Deutschland (AFD) nas eleições no ano passado, Manu Hoyer-que mora na pequena cidade onde o bilionário construiu o centro de produção europeu de Tesla-escreveu ao primeiro-ministro para reclamar.

“Como você pode fazer negócios com alguém que apóia o extremismo de direita?” Ela perguntou a Dietmar Woidke, líder social -democrata do Estado Oriental de Brandemburgo, que havia apoiado a criação da fábrica da Tesla Giga em Grünheide.

Hoyer disse que, na resposta “decepcionante, mas previsível” de Woidke, ele negou a acusação. “Ele disse que não o conhecia pessoalmente. Como se isso o desculpasse.”

Manu Hoyer tentou questionar os políticos locais sobre o apoio de Elon Musk ao partido alternativo de extrema-direita Für Deutschland. Fotografia: Image/Alamy

Ela havia cofundado uma iniciativa de cidadãos de se opor aos planos de Musk, anunciada em 2019, para construir no município escassamente povoado nas planícies arenosas a sudoeste de Berlim. Os medos da iniciativa na época estavam em grande parte sobre o potencial impacto ambiental da planta nas florestas de pinheiros e nas águas subterrâneas da região.

No entanto, mais recentemente, é a política de Musk que causou um alarme particular. Ele não apenas ofereceu seu apoio de alto nível aos partidos europeus de extrema direita, mas em uma manifestação após a inauguração de Donald Trump, ele parecia fazer duas vezes a saudação nazista.

Elon Musk inspeciona os carros como a produção começou na fábrica da Tesla, em Grünheide. Fotografia: Patrick Pleul/AFP/Getty Images

Enquanto isso, as vendas da Tesla caíram, especialmente na Europa – onde as vendas de novos veículos caíram por cinco meses consecutivos, apesar de um crescimento geral no mercado de carros elétricos.

Heiko Baschin, outro membro da iniciativa do cidadão, disse que estava assistindo com uma certa quantidade de Schadenfreude. “Colocamos nossas esperanças nisso”, disse o carpinteiro, discutindo a mudança nas fortunas da empresa em uma recente caminhada florestal nas sombras da ampla fábrica de Grünheide.

À medida que as vendas diminuíram, a fábrica sofreu. Os turnos que fabricam o modelo Y foram reduzidos de três para dois por dia. O sindicato IG Metall-que recrutou várias centenas de trabalhadores, apesar da oposição de Tesla-instou a empresa a considerar colocar os trabalhadores em “Kurzzeit”, o trabalho de trabalho de curto período de tempo grande da indústria automobilística em apuros se apresentou para permitir que ele retenha os trabalhadores durante uma desaceleração.

A imprensa regional relatou como os Teslas não vendidos foram transferidos para transportadores em massa para um antigo aeroporto da Alemanha Oriental a 60 km (37 milhas) de distância, onde, escondidos atrás das árvores e estacionados ao lado de painéis solares, eles assam ao sol.

A aparente saudação nazista de Musk foi, em geral, se encontrou com choque e horror na Alemanha, mas não jogou grande em Grünheide, até que os grupos de campanha projetassem uma imagem dela na fachada da fábrica de Tesla, colocando provocativamente a palavra associada a nazista “Heil” em frente ao logotão de Tesla.

O choque causado pelo incidente foi palpável no chão da fábrica, disseram os trabalhadores ao tablóide Berliner Kurier. “Na Tesla Alemanha, eles haviam fingido que não tinham nada a ver com (almíscar) e estavam calados”, escreveu ele. Agora eles não podiam mais ignorar sua associação.

Os trabalhadores são difíceis de alcançar, a maioria foi forçada a assinar acordos de não divulgação (NDAs). Mas em Kununu, um portal de empregos onde os funcionários podem desabafar anonimamente seus sentimentos sobre o local de trabalho, um trabalhador da Tesla escreveu: “A marca já representou o cosmopolitismo, o progresso e a tolerância, mas agora significa exatamente o oposto. Isso incomoda quase todos aqui, e você pode sentir isso”.

Almut, um morador de Grünheide, disse que os políticos locais estavam interessados em citar os benefícios que Tesla trouxe para a região, mas “negligenciou mencionar ao mesmo tempo a realidade problemática que estamos subsidiando o homem mais rico do mundo, que de maneira alguma assume qualquer responsabilidade social pelo que acontece aqui”.

Ela disse que a população local brinca entre si sobre o que pode tomar o lugar da fábrica, se Tesla falhar. “Uma fábrica de munições? Uma prisão? De certa forma, elas parecem alternativas favoráveis”, disse ela. A única contribuição positiva que ela viu que Tesla havia contribuído para Grünheide era um cortador de grama robótico que havia doado ao clube de futebol local.


Os políticos de Grünheide estão interessados em divulgar os benefícios da fábrica, mas alguns que vivem nas proximidades estão preocupados com os efeitos ambientais que tem sobre a poluição luminosa e o uso da água. Fotografia: Michele Tantussi/Getty Images

Duas semanas antes da saudação, Musk seguiu seu endosso da AFD nas eleições federais alemãs com uma conversa de uma hora com o co-líder do partido anti-imigrante, Alice Weidel. Os dois tópicos discutiram, incluindo Hitler, Solar Power e Burocracia Alemã, que Musk disse que exigiu que a Tesla enviasse formulários que rodavam para 25.000 páginas para construir a fábrica de Grünheide. Não mencionado, o fato de o AFD se opor veementemente à fábrica da Tesla, citando seus medos sobre o capitalismo turbo dirigido pelos EUA e uma rega dos direitos dos trabalhadores. “As pessoas realmente precisam ficar atrás do AFD”, disse Musk.

Para os moradores de Grünheide que se opõem a Musk, sua preocupação continua sendo o impacto da fábrica em sua comunidade rural, caracterizada por suas florestas, lagos e rios.

Novas ciclovias e estradas exigiram a derrubada de grandes faixas de floresta de pinheiros, ameaçando os suprimentos já perigosos de água potável em uma região declarada uma zona de seca, a mais seca em qualquer lugar da Alemanha.

O Tesla Gigafactory com florestas ao fundo. Fotografia: Sean Gallup/Getty Images

O próprio complexo de fábrica de 300 hectares (740 acres) deve ser expandido em um futuro próximo por mais 100 hectares, sob planos assinados pelo prefeito de Grünheide, apesar de um referendo local no qual 62% expressaram sua oposição.

Os apoiadores apontam para os 11.000 empregos que a fábrica criou, e o impulso que ela deu à economia local em uma região do antigo leste comunista e que foi um dos com menor desempenho no país. Alguns jovens entusiasmam que os trens para Berlim agora correm com mais regularidade, os supermercados são mais bem abastecidos e que sua cidade natal está agora no mapa como um farol de “capitalismo verde” ao lado de Xangai, Nevada e Austin, locais das outras fábricas de Tesla. Eles Hanker para um convite para o Space de dança Techno da “Caverna” Musk supostamente construiu dentro do complexo da fábrica.

A página de recrutamento do site da fábrica – que enfatiza que a diversidade está no centro de seu modelo de negócios – mostra uma longa lista de posições que precisam ser preenchidas, de gerentes de turno a técnicos de manutenção.

No entanto, o clima esfriou mesmo entre aqueles que costumavam se manifestar com entusiasmo a favor de Tesla, como um grupo de estudantes adolescentes locais que habitualmente voaram drones sobre o local quando a fábrica estava em construção e os postou orgulhosamente no YouTube – até Musk pediu que parassem. “Ninguém está disposto a falar publicamente sobre Tesla/Elon mais … mesmo anonimamente”, disse um The Guardian por mensagem de texto, sem elaborar.

Não houve resposta a um pedido de entrevista à empresa ou ao acesso à fábrica.

Arne Christiani, o prefeito de Grünheide e um entusiasta inabalável do almíscar, disse que estava confiante de que Tesla ficaria em Grünheide e prosperaria. Ele não se mexeu, disse ele, pelo que Musk disse ou fez. “Você tem que distinguir entre o que acontece nos EUA e aqui em Grünheide”, disse ele.

Hoyer, que mora a 9 km da fábrica, disse que não havia abandonado seu sonho de um dia poder ver um céu estrelado de seu jardim novamente. “Desde que a fábrica foi construída, a poluição luminosa a partir da operação 24 horas por dia pagou a isso”, disse ela, mostrando fotos antes e depois do telefone celular.