Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeBrasilGuerra de Israel-Gaza Live: Europa Debate o reconhecimento da Palestina à medida...

Guerra de Israel-Gaza Live: Europa Debate o reconhecimento da Palestina à medida que a fome se espalha em Gaza | Guerra de Israel-Gaza

Eventos -chave

Quais países reconheceram um estado palestino?

Este gráfico mostra quais países internacionalmente reconheceram um estado palestino.

81 países reconheceram o estado palestino em 1988o ano em que declarou independência, com a África do Sul reconhecendo em 1995, Brasil em 2010, Chile em 2011 e Tailândia em 2012.

Mas mais recentemente seguiram o exemplo em resposta à situação das pessoas em Gaza. A Espanha e a Irlanda reconheceram um estado palestino no ano passado e o México fez o reconhecimento este ano, enquanto a França anunciou recentemente que deve fazê -lo.

Reconhecimento internacional do estado palestino
Reconhecimento internacional do estado palestino

Compartilhar

Atualizado em

Annie Kelly

Annie Kelly

Vinte e oito médicos de Gaza estão sendo realizados dentro das prisões israelenses, oito dos quais são consultores seniores em cirurgia, ortopedia, terapia intensiva, cardiologia e pediatria, de acordo com dados da Healthcare Workers Watch (HWW), uma organização médica palestina.

Vinte e um dos detidos foram mantidos por mais de 400 dias. Hww disse que nenhum foi acusado de crimes pelas autoridades israelenses. Três profissionais de saúde foram detidos desde o início de julho.

Na segunda-feira, o Ministério da Saúde de Gaza disse que uma força disfarçada israelense detinha o Dr. Marwan Al-Hams, chefe do Hospital Abu Youssef Al-Najjar em Rafah, fora do Hospital de Campo do Comitê Internacional da Cruz Vermelha na faixa do sul de Gaza. Seu paradeiro é desconhecido, e as autoridades israelenses ainda precisam publicar uma declaração sobre sua detenção. Na terça-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou que dois de seus trabalhadores foram levados para detenção de uma equipe de abrigo de instalações e de suas famílias em Dier al-Balah; permanece sob custódia israelense.

Um número crescente de médicos está entre as centenas de funcionários médicos detidos em Gaza, dizem grupos de direitos. Leia nossa história completa aqui:

Compartilhar

Atualizado em

As nações européias debatem o reconhecimento do estado palestino

As nações européias estão se dividindo na questão de reconhecer um estado palestino, à medida que a situação desesperada em Gaza continua.

Primeiro Ministro da Grã -Bretanha Sir Keir Starmer rejeitou os pedidos para reconhecer imediatamente um estado palestino, depois que cerca de 221 deputados assinaram uma carta pedindo ao governo britânico que reconheça o estado da Palestina em uma reunião da ONU na próxima semana. Enquanto o primeiro-ministro disse que era “inequívoco” em querer ver um estado palestino, ele insistiu que isso precisava fazer parte de um “plano mais amplo que resulta em uma solução de dois estados e segurança duradoura para os palestinos e israelenses”.

Primeiro Ministro da Itália Giorgia Meloni disse no sábado que reconhecer o estado da Palestina antes de ser estabelecido pode ser contraproducente. “Sou muito a favor do estado da Palestina, mas não sou a favor de reconhecê -lo antes de estabelecer”, disse Meloni ao diário italiano La Repubblica. “Se algo que não existir for reconhecido no papel, o problema poderá parecer resolvido quando não for”, acrescentou Meloni.

Um porta-voz do governo alemão disse na sexta-feira que Berlim não estava planejando reconhecer um estado palestino a curto prazo e disse que sua prioridade agora é fazer “progresso há muito tempo” em direção a uma solução de dois estados.

Vem depois do presidente francês Emmanuel Macron Drew Angry representa de Israel e dos Estados Unidos quando anunciou que a França pretende reconhecer um estado palestino em setembro na Assembléia Geral das Nações Unidas. Macron, que apresentou a decisão sobre X, publicou uma carta enviada ao presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, confirmando a intenção da França de seguir em frente com o reconhecimento palestino e trabalhar para convencer outros parceiros a seguir o exemplo.

De acordo com um banco de dados AFP, pelo menos 142 dos 193 estados membros da ONU – incluindo a França – agora reconhecem o estado palestino proclamado pela liderança palestina no exílio em 1988.

Enquanto isso hoje:

  • Os militares israelenses disseram que um “projétil” foi demitido da faixa de Gaza em direção a Israel no sábado. “Um projétil foi identificado cruzando a faixa de Gaza do sul e provavelmente caindo em uma área aberta”, disse o militar em comunicado, acrescentando que não houve feridos.

  • Quatro palestinos-americanos foram mortos na Cisjordânia ocupada desde o início da guerra em Gaza e suas famílias estão perdendo a esperança de justiça. Eles disseram à AP Israel e sua aplicação da lei os fizeram se sentir como culpados – impondo proibições de viagens e, em alguns casos, detentam e interrogando -os.

  • O primeiro -ministro israelense Benjamin Netanyahu disse na sexta -feira que seu governo estava considerando “opções alternativas” para cessar as negociações com o Hamas depois que Israel e os EUA lembraram suas equipes de negociação, jogando o futuro das negociações em uma maior incerteza. A declaração de Netanyahu ocorreu quando um funcionário do Hamas disse que as negociações deveriam retomar na próxima semana e retrataram o recall das delegações israelenses e americanas como uma tática de pressão.

Compartilhar