Em um ponto dos cinco meses e meio, eles foram presos no Afeganistão, Barbie e Peter Reynolds foram mantidos em células subterrâneas, privadas da luz solar por seis semanas.
Sua saúde está se deteriorando rapidamente. Peter, 80 anos, foi acorrentado e algemado, e recentemente teve convulsões no chão, para o alarme de Barbie, 75 anos, que ela mesma sofreu de desnutrição e relata que seus mãos e pés ficaram azuis.
“Há uma chance de eles morrerem lá, e está aumentando muito rápido”, disse Jonathan, 45 anos, filho mais novo. “Eles precisam chegar ao hospital imediatamente.”
Desde a prisão do casal britânico em 1 de fevereiro, a família Reynolds foi jogada em um pesadelo, observando de longe enquanto seus pais idosos lutam em um sistema prisional brutal onde estão sendo mantidos sem acusação.
A princípio, Peter e Barbie chamavam sua família regularmente da prisão, mas não houve contato por mais de um mês, e a ONU interveio para avisar que pode morrer em “condições degradantes” se não receber tratamento hospitalar em breve.
Autoridades do Ministério das Relações Exteriores britânicas se reuniram no casal na prisão na semana passada, mas ainda não houve confirmação oficial dos planos para sua libertação.
O casal vive no Afeganistão há 18 anos, executando programas de treinamento e educação.
Desde que o Talibã recuperou o controle em 2021, eles proibiram a educação para meninas com mais de 12 anos, e as mulheres não podem trabalhar. Mas Barbie se tornou a primeira mulher a receber um certificado de apreciação do Taliban, que a família disse que mostrou como seu trabalho foi aceito no contexto local.
Depois de se encontrar na Universidade de Bath na década de 1960, Peter e Barbie se casaram no Afeganistão há 55 anos e prometeram dedicar suas vidas ao país. Barbie passou muitos de seus verões de infância ajudando em uma instituição para pessoas cegas.
Jonathan disse que tinha uma lembrança vívida de sentar na cama de seus pais, com 15 anos, perguntando a eles o que ele deveria fazer com sua vida. “Eles disseram que uma das melhores coisas que você pode fazer é viver a serviço de outras pessoas. Viva para ajudar outras pessoas e você encontrará a maior alegria e a maior recompensa”, disse ele em sua casa em Chicago.
“A razão pela qual digo essa história é que acho que lança luz sobre quem eles são como pessoas.”
Após a aquisição do Taliban, o casal decidiu permanecer apesar dos riscos de segurança. “Eles disseram: ‘Como poderíamos deixar essas pessoas que amamos em sua hora mais escura?’ Mas o aviso foi, se você ficar, você está sozinho ”, disse Jonathan. “Eles sabiam muito bem que algo assim poderia acontecer.
“Contamos o custo em família para isso. Eles sempre disseram: ‘Se isso acontecer, não nos troca por algum terrorista que está na prisão e não pague um centavo em dinheiro de resgate.’ Mas eles nunca nos disseram o que eles fez Quer que façamos, o que tem sido muito, muito difícil. ”
A princípio, Peter disse que não deixaria a prisão sem Joya, um intérprete afegão que foi preso ao lado do casal e foi libertado desde então. “Papai disse: ‘Você terá que me matar. Não o deixe ficar aqui. Ele não fez nada de errado'”, lembrou Jonathan. “Eu acho que eles poderiam ter saído muito antes, mas esse tipo de demanda, embora altruísta, tornou mais difícil”.
Jonathan disse que seu pai permaneceu inabalável e otimista e subestimou seus problemas de saúde.
“Ele dirá algo como: ‘Oh, estamos sendo tratados muito bem. Eu tenho um adorável colchão no chão e há um banheiro por perto.’ Eu sou como: ‘OK, mas você ainda está na prisão, injustamente’ ‘, disse ele.
Sua mãe, disse ele, havia dado um relato mais honesto de seu tempo na prisão, relatando que havia mulheres que estavam lá há meses porque não tinham permissão para sair sem que um homem as escoltasse.
Barbie e Peter têm cinco filhos, 17 netos e três bisnetos, que moram em todo o Reino Unido e nós. Todos se reuniram com Peter e Barbie há cerca de 18 meses em Dubai e são uma família próxima, apesar da distância geográfica entre eles.
“Foi doloroso, estressante e emocionalmente cansativo. A natureza dos meus pais, eles criaram crianças que são muito: ‘segure minha cerveja e eu consertarei isso'”, disse ele. “Somos todos fixadores e somos todos pessoas de fazer isso. E estamos completamente presos.”
Apesar da situação, a família encontrou momentos de humor.
“Toda vez que meu pai liga, mesmo da prisão no Afeganistão, ele diz: ‘Olá filho, agora é um bom momento?’ O que você quer dizer agora é um bom momento? ” Jonathan disse. “Meu irmão realmente brincava e dizia: ‘Na verdade, estou em uma pedicure agora, você pode ligar de volta em 20 minutos?'”
Jonathan disse que tinha visto comentários negativos sobre seus pais nas mídias sociais e estava ciente de como algumas pessoas perceberam o caso.
“Vi pessoas dizendo: ‘Deixe -as morrer lá, não estamos usando dinheiro dos contribuintes britânicos nisso'”, disse ele.
“Mas isso não é apenas um apelo emocional de alguns filhos adultos dizendo: ‘Alguém ajuda meus pais porque estavam de férias em um lugar em que não deveriam estar’. Não é isso que isso é….