Dezenas de conselhos foram alvo de ativistas pedindo uma semana de quatro dias depois que surgiu que uma autoridade local havia se tornado o primeiro da Grã-Bretanha a votar para adotar o padrão permanentemente.
A medida ocorre logo depois que milhares de trabalhadores do setor privado também foram informados de que ficariam em semanas de trabalho mais curtas com o mesmo salário depois que mais de 200 empresas decidiram que funcionou para eles-em alguns casos, após longos testes.
“Como centenas de empresas britânicas do setor privado já mostraram, uma semana de quatro dias sem perda de pagamento pode ser uma vitória para empresas e trabalhadores”, disse Joe Ryle, diretor de campanha da Fundação da Semana de 4 dias.
Ryle falou depois que foi confirmado que o Conselho Distrital do Sul de Cambridgeshire havia votado para se tornar a primeira autoridade local no Reino Unido a adotar permanentemente a semana de quatro dias. O Conselho Liderado por Democratas Liberais disse que a análise independente mostrou que “a maioria dos serviços melhorou ou foi mantida, com melhorias significativas no recrutamento e retenção”.
Agora, os ativistas disseram que compilaram uma lista de alvo de pelo menos mais 24 conselhos, na esperança de desencadear uma onda de novos anúncios. Eles disseram acreditar que até seis conselhos estavam perto de dar o passo em um futuro próximo.
A mudança em direção a práticas de trabalho mais modernas vem ganhando impulso recentemente. Em fevereiro de 2023, mais de 50 empresas optaram por continuar com o novo padrão de trabalho depois de conduzir o maior teste do mundo de uma semana de quatro dias até aquele momento. Os ativistas o saudaram como uma indicação de que o padrão de trabalho poderia ser adotado na economia em geral.
Em janeiro deste ano, foi anunciado que mais de 200 empresas-em muitos setores-também adotaram uma semana de quatro dias. E neste mês, todas as 17 empresas privadas que realizavam ensaios de seis meses organizados pela Fundação de 4 dias da semana concordaram em implementar permanentemente um padrão de quinzena de quatro dias ou de nove dias-com todos os funcionários permanecendo em todos os seus salários.
Cerca de duas semanas depois, o sul de Cambridgeshire disse que se tornou a primeira autoridade local a seguir o exemplo. Os funcionários estavam testando 100% de seu trabalho em cerca de 80% de suas horas desde janeiro de 2023.
O conselho disse que a análise independente das universidades de Salford, Bradford e Cambridge mostrou que 21 dos 24 serviços “melhoraram ou permaneceram os mesmos”, enquanto os pedidos de emprego aumentaram mais de 120%. Ele acrescentou que o número de trabalhadores que saiu caiu mais de 40% e o conselho economizou quase 400.000 libras nos custos de pessoal da agência.
Na sexta-feira, foi anunciado que a autoridade local também votou para permitir que a equipe de TI A BBC citou Cameron Holloway, o líder deste último, dizendo que “aplaudiu” a “abordagem inovadora e eficaz” dos problemas de recrutamento que ambos os conselhos enfrentaram.
Ryle disse: “Os resultados extremamente positivos do primeiro julgamento do Conselho devem ser o catalisador de mais conselhos de todo o país para modernizar e transformar seus caminhos de trabalhar adotando uma semana de quatro dias. A semana de trabalho de cinco dias foi inventada há 100 anos e não se adapta mais às realidades da vida moderna. Estamos muito atrasados.”
Foi relatado que os conselhos em Edimburgo, Fermanagh e Omagh estão explorando a possibilidade de participar. Dizia -se que mais três conselhos estavam ainda mais adiante, embora a Fundação de 4 dias de semana tenha mantido seus nomes privados.
Os conselhos em Belfast, Bristol e Glasgow também estão explorando a idéia. Os ativistas disseram que mais 16 autoridades locais estavam em uma lista de metas que entraram em contato com eles – embora seus nomes também tenham sido mantidos em sigilo.