Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeBrasilMais dois mortos em meio a incêndios florestais em Chipre e Turquia...

Mais dois mortos em meio a incêndios florestais em Chipre e Turquia | Chipre

Duas pessoas foram mortas em um enorme incêndio em Chipre, trazendo o número de mortos de uma série de incêndios florestais na ilha do Mediterrâneo Oriental e na vizinha peru para 12 em meio a uma onda de calor brutal que aumentou as temperaturas para mais de 44c (111f).

A polícia disse que dois corpos carbonizados foram encontrados na quinta-feira em um carro queimado que havia sido pego no Blaze de Chipre, que começou fora de Limassol na quarta-feira e, fingido por ventos fortes, engoliu rapidamente uma série de aldeias nas montanhas ao norte da cidade.

Os incêndios, descritos como os piores da ilha em mais de meio século, devastados grandes extensões do sul de Chipre, ferindo dezenas de pessoas e deslocando centenas. Estima -se que 250 bombeiros lutaram para conter ardentes em várias frentes.

O porta -voz do governo, Konstantinos Letymbiotis, disse que o estado “expressa sua profunda tristeza … pela perda injusta de dois de nossos concidadãos”, acrescentando que o que estava acontecendo na ilha era sem precedentes.

Após os recursos da ajuda do governo de Nicosia, a Grécia, o Egito, Israel e o Reino Unido, que tem uma base da RAF na ilha, disse na quinta-feira que estaria pesando apoio e bombeiros, enquanto a UE estava enviando em aviões de bombardeio de água.

Ao meio -dia, quase 24 horas após o início, os infernos consumiram mais de 40 quilômetros quadrados de território, dizimando terras agrícolas primárias e dezenas de casas em comunidades da aldeia fora de Limassol, na cordilheira de Troods.

Limassol Fire Aftermath Filmation
Imagens desde os incêndios em Limassol.

Charalambos Theopemptou, o deputado verde que preside o comitê ambiental do parlamento cipriota, falou de uma “situação trágica” com arbustos alimentados por temperaturas extremas altas, ventos de força de vendaval e uma seca severa.

Prevê-se que as temperaturas cutucassem 44 ° C na sexta-feira, quando uma onda de calor de uma semana se intensificou no sul da Europa. “Não vimos incêndios tão devastadores desde a invasão turca em 1974”, disse Theopemptou ao The Guardian. “É trágico, as pessoas morreram, 72 casas e 91 carros foram queimados, é um caos absoluto.”

Ele disse que parte do motivo da destruição era que as medidas preventivas não haviam sido tomadas, incluindo a implementação de um sistema de alerta público que uma diretiva da UE votou em lei em 2022. “Dumps ilegais de resíduos não foram liberados, [inflammable] A vegetação não foi removida, infraestrutura básica como grandes tanques de água de cimento e pontos de tubulação de mangueira não estão no lugar, o que ajudou os incêndios a se espalhar ”, disse ele.

Pelo menos seis incêndios selvagens separados estavam queimando na Turquia, disse na quinta -feira o ministro da Agricultura e Florestal, Ibrahim Yumakli, alertando que fortes ventos e calor escaldante estavam criando condições “extremamente perigosas” em todo o país.

Dez bombeiros foram mortos na quarta -feira, lutando contra um incêndio na província ocidental de Eskişehir, com outros 14 feridos. O incêndio posteriormente se espalhou para Afyonkarahisar, outra província central, onde várias cidades e aldeias foram evacuadas.

Eskişehir Fogo de incêndio
Imagens de incêndios em Eskişehir.

As vítimas foram capturadas quando as chamas mudaram de repente, fazendo com que elas fossem “queimadas vivas”, disse um deputado local. A Turquia está sufocante desde domingo, em temperaturas que variam entre 6C e 12c acima das normas sazonais.

Na província do noroeste de Bilecik, os incêndios se espalharam pelo quarto dia consecutivo, enquanto os bombeiros lutavam para contê -los. “Eles não conseguiram intervir. Não há estrada decente, as florestas são grossas e são rochosas”, disse Cemil Karadag, um morador local.

Karadag disse à Reuters que o incêndio “envolveu nossa vila de dois ou três lados … os bombeiros não conseguiram intervir … ela se espalhou muito rapidamente com o efeito do vento, mas, graças a Deus, o centro de nossa aldeia não foi danificado muito”.

Um incêndio em silêncio entrou na província do Mar Negro de Sakarya, forçando o fechamento de uma rodovia importante e a evacuação de várias aldeias e pequenas cidades, e outros em Karabuk, casa do Patrimônio Mundial da UNESCO, cidade de Safranbolu e Manisa.

Os cientistas há muito tempo alertam que os combustíveis fósseis queimarem eventos climáticos extremos, como ondas de calor mais prováveis e mais intensas.