On 14 de julho, o ator e cantor Suki Waterhouse compartilhou um tweet explicando sua recente ausência de X: “’Suki você nunca tweet mais’ Você já considerou que eu usava calças tão apertadas há 6 meses que causou uma hérnia e eu estive com muito medo de lhe contar.”
Ela seguiu com duas fotos: uma mostra -a vestindo o que é presumivelmente as calças ofensivas, e a outra a mostra em uma cama de hospital, conectada a um IV. (Há também um vape descansando em seu vestido de hospital. Isso não é relevante para essa história, apenas um detalhe divertido.)
Como muitos textos ricos, o post levanta muitas perguntas. Como: eu poderia tirar calças de couro? Eles deixaram celebridades vape no hospital? E o mais importante: as calças apertadas podem realmente causar uma hérnia?
Perguntamos a especialistas.
O que é uma hérnia?
Uma hérnia é um buraco na parede abdominal, explica o Dr. Yewande Alimi, um cirurgião bariátrico e minimamente invasivo no Medstar Georgetown University Hospital. O buraco resulta em “protuberância do tecido do abdômen”, diz ela. “Geralmente gordo, ou às vezes intestino.”
Eles parecem pequenos protuberâncias e geralmente aparecem em áreas onde a parede abdominal tende a ser mais fraca: ao redor da virilha, a linha média frontal do abdômen, através do diafragma, no umbigo ou através de uma incisão cirúrgica anterior.
Hérnias são “muito, muito comuns”, diz o Dr. Marcoandrea Giorgi, professor associado de cirurgia na Brown University e cirurgião bariátrico da Brown Surgical Associates.
Os sintomas variam. Algumas hérnias são visíveis – protuberam em torno do seu porta -malas “onde você não deve ter um”, como coloca a clínica de Cleveland. Eles podem aparecer durante certas atividades extenuantes, como exercitar ou espirrar e depois se retrair em outros momentos. Eles podem ser dolorosos – uma dor nítida ou uma dor maçante – ou podem não se sentir como nada. Outras hérnias são profundas demais para serem de fora, mas você pode sentir uma dor ou pressão.
Hérnias inguinais, aquelas que aparecem ao redor da virilha, são as mais comuns – cerca de 25% dos homens e 2% das mulheres os desenvolverão em algum momento de suas vidas, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA. Giorgi estima que ele trata pessoalmente cerca de 100 hérnias inguinais por ano.
Hérnias que contêm apenas gordura geralmente não são muito perigosas, diz Alimi. Mas “quando hérnias contêm intestinos e estão associados à dor, há uma chance crescente de que esses intestinos possam ficar presos, resultando na necessidade de uma operação de emergência”, diz ela.
O que causa uma hérnia?
As hérnias podem estar presentes desde o nascimento – hérnias umbilicais ou de umbigo, por exemplo – ou podem se desenvolver com o tempo como resultado de desgaste na parede abdominal. Hérnias incisionais, aquelas que aparecem através de uma antiga incisão cirúrgica, ocorrem em cerca de 15% dos pacientes após a cirurgia. Ganho de peso, gravidez, exercício extenuante e tosse crônica ou constipação podem enfraquecer a parede abdominal e levar a possíveis hérnias, diz Alimi.
As crianças que nascem prematuramente ou que têm distúrbios do tecido conjuntivo, fibrose cística, displasia do quadril ou problemas em seus sistemas urinária ou reprodutiva têm maior probabilidade de nascer com hérnias congênitas, de acordo com a clínica de Cleveland.
Você pode obter uma hérnia de calças apertadas?
“Absolutamente não”, diz Charlotte Horne, um cirurgião reconstrutivo da parede metabólica e abdominal na Clínica Mayo. Roupas apertadas “podem pressionar algo que já estava lá, mas a camada externa não resultará na quebra de camadas da parede abdominal”.
Giorgi diz que nunca ouviu falar de uma hérnia relacionada a calças apertadas. A única maneira de isso ser possível, diz ele, é se as calças eram tão apertadas que pressionavam significativamente o abdômen superior. “É como se você tivesse um balão com um pouco de água – se você apertar uma parte do balão, a outra parte estará sob mais pressão”, diz ele. Mas, mesmo assim, o balão só aparecerá se o plástico já estiver esticado demais, diz ele. Em outras palavras, usar calças apertadas apenas exacerbaria uma hérnia existente, pressionando e possivelmente resultando em uma protuberância, mas não criaria uma nova.
Após a promoção do boletim informativo
Como você trata as hérnias?
“Muitas vezes, as pessoas têm doença de hérnia por anos antes de buscar qualquer intervenção”, diz Horne.
Se uma hérnia não é dolorosa nem particularmente incômoda, é algo com que se possa viver. Mas a maioria das hérnias nunca desaparece, e os especialistas recomendam consultar um médico para descobrir o melhor curso de ação.
“Alguns pacientes que eu aconselho a usar um fichário para impedir que a hérnia sai o tempo todo”, diz Giorgi.
Para hérnias dolorosas ou riscos causando bloqueios intestinais, a cirurgia é o curso de ação usual.
“O objetivo de uma cirurgia de hérnia é restaurar a integridade da parede abdominal, o que significa fechar o buraco”, diz Horne. Isso é feito costurando o buraco ou corrigindo -o com a ajuda de próteses de malha. A complexidade do procedimento depende da gravidade da hérnia.
“Alguns deles podem ser feitos como um procedimento ambulatorial, mas alguns exigem uma estadia hospitalar”, diz Horne.
Embora você não possa impedir defeitos congênitos ou complicações de incisão cirúrgica que possam torná-lo mais suscetível ao desenvolvimento de uma hérnia, você pode reduzir a tensão na parede abdominal, mantendo um peso saudável, comendo alimentos de alta fibra e tomando cuidado ao levantar objetos pesados.
Horne diz que também recomenda que as pessoas que façam muitos levantamentos pesados usem roupas de apoio e compressivas para “segurar as coisas”.
Portanto, não jogue fora todas as suas calças apertadas ainda – a menos que você queira parecer que você é a geração Z.