Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeDestaquesA IA que pode preencher as lacunas de textos latinos danificados

A IA que pode preencher as lacunas de textos latinos danificados

Sequência animada ilustrando a restauração da inscrição de um fragmento de um diploma militar de bronze sardínia.

Fragmento de um diploma militar da Sardenha. O Modelo AIEA AEEAS pode prever o texto perdido de uma inscrição danificada (texto cinza) sem precisar saber o comprimento da seção que está faltando.Crédito: Yannis Assael et al./nature

Um modelo de inteligência artificial (AI) pode prever de onde vêm os textos latinos antigos, estimar quantos anos eles têm e restaurar peças ausentes. O modelo1chamado Enéias e descrito em Natureza Hoje, foi desenvolvido por alguns dos membros da equipe que criaram uma ferramenta anterior de IA que poderia decifrar inscrições gregas antigas.

Estudar inscrições antigas, conhecidas como epigrafia, é um desafio porque alguns textos estão faltando letras, palavras ou seções e idiomas mudam com o tempo. Os historiadores analisam textos comparando -os com outras inscrições contendo palavras ou frases semelhantes. Mas encontrar essas outras inscrições é incrivelmente demorado, diz o co-autor Thea Sommerschield, um epígrafe da Universidade de Nottingham, Reino Unido.

Outro desafio é que as novas inscrições continuem sendo descobertas; portanto, há muita informação para qualquer pessoa conhecer, diz Anne Rogerson, que estuda textos em latim na Universidade de Sydney, na Austrália.

Para facilitar a restauração, a tradução e a análise de inscrições, uma equipe incluindo pesquisadores de universidades do Reino Unido e Grécia e da empresa de AI do Google, DeepMind, em Londres, desenvolveu um modelo generativo de IA treinado em inscrições dos três dos maiores bancos de dados do mundo da epigrafia latina. O conjunto de dados combinado continha texto de 176.861 inscrições – além de imagens de 5% delas – com datas que variam do século VIII. bc até o século VIII. anúncio. O modelo compreende três redes neurais, cada uma projetada para diferentes tarefas: restaurando o texto ausente; Prevendo de onde vem o texto; e estimando quantos anos ele tem. Juntamente com os resultados, a AENEAS também fornece uma lista de inscrições semelhantes do conjunto de dados para apoiar sua resposta, classificada por quão relevantes são para a inscrição original.

“As Enéias podem recuperar paralelos relevantes de todo o nosso conjunto de dados instantaneamente” porque cada texto tem um identificador exclusivo no banco de dados, diz o co-autor Yannis Assael, um cientista de pesquisa do Google DeepMind.

A equipe testou a precisão e a utilidade do modelo, pedindo a 23 epígrafos para restaurar o texto que havia sido removido das inscrições. Os especialistas também foram solicitados a namorar e identificar as origens das inscrições, sozinhas e com a ajuda do modelo. Por conta própria, os especialistas namoraram inscrições para cerca de 31 anos da resposta correta. As datas previstas por Enéias estavam corretas em 13 anos.

Quando se trata de identificar a origem geográfica das inscrições e restaurar partes de um texto, os especialistas que tiveram acesso à lista de inscrições semelhantes do modelo e suas previsões eram mais precisas do que os especialistas que trabalhavam sozinhos ou apenas o modelo. Os especialistas também namoraram as inscrições para cerca de 14 anos da resposta certa, quando tinham a lista e as previsões do modelo.

Historiador ajudante