Depois de um pouco na batalha de classificação geral no fim de semana, a corrida acenderá corretamente hoje no primeiro dia montanhoso do Tour de France deste ano.
Sábado e domingo viram os velocistas levarem os holofotes, com Jonathan Milan e Tim Merlier vencendo os estágios 8 e 9. Apesar de muitos nervos e tensão no Peloton, não houve mudanças nos 10 melhores da classificação do GC, embora Tadej Pogaco tenha sofrido um golpe na forma de sua talentosa colega de equipe Joao almeida abandonar.
A primeira montanha Joust da corrida deste ano cai, apropriadamente, no dia da Bastilha, com a necessidade de correr no feriado nacional francês, garantindo que o primeiro dia de descanso da turnê – quase sempre na segunda segunda -feira – tenha sido empurrado de volta à terça -feira. Isso significa que haverá algumas pernas extradas no grupo na linha de partida em Ennezat; A questão é: qual dos pilotos sofrerá e quem chegará ao topo?
Dizemos montanhas – elas são realmente apenas grandes colinas, já que estamos no maciço e não nas pireenees ou nos Alpes. Mas, por mais que você o corta, há 4.450m de ganho de elevação a serem superados hoje, o dia mais difícil da corrida até agora, apresentando oito escaladas categorizadas: sete gatos e apenas um gato, todos embalados em 165 km de corrida.
“Acho que com certeza haverá ação do GC em um dia muito, muito difícil”, disse Jonas Vingegaard após o estágio 9. “É um curso muito difícil, subindo e descendo o dia inteiro”.
O companheiro de equipe Matteo Jorgensen concordou. “As primeiras montanhas que vimos no Tour de France, que são sempre uma grande explosão. E veremos grandes e grandes lacunas.”
O último é um final de cúpula em Le Mont-Dore, Puy de Sancy, uma escalada de 3,3 km com média de 8%, um acabamento cortante para um dia realmente forte na sela. Os pilotos franceses podem selar uma memorável vitória do Bastille Day? Eles terão que superar os homens do GC primeiro …
Mapa e perfil de rota


Hora de início
O estágio 10 começa às 13h10, horário local (12h10 BST), com um tempo de acabamento esperado de 17h25, horário local (16h25 BST).
Previsão
Nos anos passados, isso teria sido um estágio de separação ideal, repleto de escalada, mas não é bastante difícil para os candidatos a classificação geral a serem tentados … mas isso é sem achar o saqueador Tadej Pogacar.
Sendo o Dia da Bastilha, jogadores como Aurelien Paret-Peintre (o irmão Valentin está em serviço de apoio a Remco Hetepoel, que o exclui) e Valentin Madouas pode ser solto em uma tentativa de uma rara vitória francesa; O terreno provavelmente não é difícil o suficiente para Lenny Martinez, mas ele também pode ter uma escavação. Kevin Vauquelin é o mais em forma dos alpinistas franceses, mas provavelmente está muito perto no GC para ser permitido pela estrada.
Poderia ser um para o veterano francês, o robustez e o favorito dos fãs, Julian Alaphilippe? Ou até seu colega estadista mais velho Warren Barguil? Só se pode esperar.
Esconder minhas apostas aqui, mas se se resumir a uma batalha do GC, Oscar Onley Tem um quarto lugar e um terceiro lugar em seu nome já nos estágios mais furtivos e é um verdadeiro alpinista. Ainda pode ser o jovem escocês que quebra o coração francês – se não é o próprio Pogacar.